sábado, 18 de junho de 2022

Auto Elogio!!!

Com vossa licença e sobretudo com o vosso perdão, estou aqui para fazer o meu auto elogio!! Explico a razão. Ao ler o meu último texto aqui publicado e como sempre pouco lido por outros...verifico que sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a minha análise teve muito de previsão.E porquê ? Em primeiro lugar pelos muitos anos já vividos e o conhecimento que daí sempre resulta. Depois pelas leituras de tudo o que diz respeito a assuntos militares, guerras incluídas e onde saliento a Segunda Grande Guerra nos diferentes teatros de operações. Pois bem, voltando aos tempos presentes,confesso que estou confuso e não sei se terei razão ao dizer que quer a Rússia quer a Ucrânia, estarão mergulhados num beco sem saida fácil ou numa Paz de negociação lenta e de resultados imprevisíveis. Nem a Russia abandona Donbass e a Crimeia nem a Ucrânia desiste de recuperar todo o seu perdido território. Termino mantendo as minhas dúvidas até que chegue o momento de alguma verdade !!!!

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Até quando?

A impensável invasão da Ucrania provocou uma profunda alteração dentro da Europa de consequencias ainda não possiveis de determinar. Por outro lado a Russia talvez venha asofrer bastante deste seu acto . Não só com as sanções e com as perdas militares, mas a economia decerto terá efeitos preversos em boa parte da população. Os milhares de militares que até esta data já faleceram, irão provocar revolta entre muias familias russas e Putin terá o seu prestigio bem abalado.Como ditador não será coisa que o incomode. Em jeito de analista de futebol eu direi que a Russia e Putin já foram derrotados moralmente e militarmente já sofreram estrndosas derrotas, estas alicerçadas numa violencia inacreditável, milhares de civis mortos mesmo assassinados,destruição incompreensivel de vilas e cidades, destruição de estruturas hospitalares e até monumentos e igrejas. Selvajaria pura. Aliás tem sido sempre assim nos teartros de operações onde tem intervido o exército russo. A Ucrania pode ser um primeiro passo da estratégia de Putin para refazer no todo em parte a,extinta URSS. Que assim não seja, a esperança dos que desejam a PAZ !!

terça-feira, 1 de março de 2022

UMA GUERRA IMPENSAVEL

Nunca imaginei que fosse possivel,neste nosso século,assistir a um acto tresloucado de um autentico louco chamado Putin ! Por muitas justificações politicas e geoestratégicas que saiam da sua boca,quase todo o Mundo e decerto toda a Europa,olham incredulos a um verdadeiro genocidio quando pouco podem fazer no imediato para castigar exemplarmente quem invadiu um pacifico e próspero País. Foram e estão a ser postas em prática vários tipos de sanções, económicas e financeiras uma vez que uma intervenção miltar desencadearia a Terceira Guerra Mundial, inevitávelmente. Algo que ainda não saberemos se foi evitada..... Eu desde há muito imaginava que a Russia iria procurar mesmo militarmente, ligar todo o espaço a Leste compreendido entre as duas áreas independistas e a Crimeia já anexada, para dominar o Mar Azov e melhor controlar o Mar Negro.Mas nunca que Putin viesse a invadir a totalidade da Ucrania. As consequencias para o Mundo e em especial para a Europa, ainda não estão completamente declaradas mas certamente virão tempos dificeis para todos, sem excepção. Tenho alguma esperança que uma vez entrado o exercito russo em Kiev, este venha a sofrer uma intensa guerrilha urbana , algo que será insoportável para os militares russos que ainda se lembram da derrota no Afeganistão apesar do seu poderio áereo e em equipamentos. Milhares de mortos de um lado e de outro que todavia não irão tirar o sono a Putin e a sua camarilha, talvez ajudem a desmascarar as incriveis e condenáveis atitudes politicas do PCP e do BE, já muito diminuidos e que assim ainda mais diminuidos ficarão ! Para terminar. O facto de ao que parerce ter sido a Russia a propor conversações, pode revelar alguma preocupação com a forma como se desenrola a operação militar as baixas já sofridas. Que assim Seja!!

domingo, 30 de janeiro de 2022

Que futuro?

Poucos minutos depois de conhecer as sondagens após encerramento das votações e ainda não refeito do espanto que me provocam, aqui estou para vos dizer que Portugal vai continuar refém de politicas não ajustadas ao que nos livraria da estagnação vigente! Prevejo um Governo pautado pela falta de coragem para as reformas que tardam e para anular a vergonha em que estamos colocados dentro da Europa. E mais uma vez no Parlamento vigorará a força da incompetencia, do compadrio,do oportunismo e dos acordos espúrios! Pinto um panorama negro para que tenha um dia, a surpresa de ser obrigado a me retratar.Como desejo que tal aconteça embora a imagem da " porca da politica" tal como caricaturada pelo grande Bordalo , não abandone o meu pensamento ! Temos uma quase adulta democracia mas em contrapartida somos um Povo onde grassa a ingenuidade politica, qed...nas presentes eleições pois foi dada a vitória a um Partido liderado por quem debitou mentiras sobre mentiras com a cara sem pingo de vergonha. Já não posso ter ilusões, o meu tempo começou a ficar curto, o futuro não terei oportunidade de o ver mas decerto terá pouco de brilhante. A cepa torta não vai largar Portugal!!

sábado, 29 de janeiro de 2022

VÉSPERAS

Estamos a poucas horas de se iniciar o domingo e as tão esperadas votações para se encontrar um novo Governo e quem se vai sentar nas apetecidas cadeiras do Parlamento. Não auguro nada de bom , atendendo às sondagens e aos debates. O País está a precisar de uma boa varridela limpando as centenas de chupistas e corruptos, duas faces de quem impede quer reformas quer o progresso tão necessário. Na verdade com tanto dinheiro que temos recebido, nada justifica continuarmos na cauda da Europa. Tenho para mim que se não se investir com critério e fortemente na educação, se não se avançar com reforma da Justiça ,tudo o resto continuará sem evoluir para o bem de todos nós. E haverá que encontrar forma de aumentar a produtividade apoiando não com promessas, o tecido económico diminuindo burocracias perturbadoras e revendo a carga fiscal. Claro que haverá opiniões diferentes mas em termos gerais, estas serão linhas de actuação são básicas e fundamentais. Bom e agora já sabendo em quem votarei, fico ansioso por um resulado que sirva para o beneficio do País que bem o merece!!!!