Hoje estive em Cascais onde já não ia há muito tempo.
Passeando a pé pelas suas ruas mais centrais, fui confrontado com diferenças substantivas e que destruíram quase por completo aquela visão bem romântica que eu tinha da que era uma pequena Vila onde a vida da pesca se misturava com a aristocracia, as hoje ditas tias...e com uma burguesia de bom gosto.
Claro que esta minha apreciação permite adivinhar um pseudo snobismo que não cai bem mas reflete o sentimento que também resultou da desordem ocorrida recentemente, durante um evento musical .
As praias junto ao casco urbano, densamente ocupadas por veraneantes nacionais e estrangeiros, mostravam um quadro exemplificativo de uma sociedade multirracial e que deve viver em clima de boa paz e harmonia, nem sempre conseguido.
Mas a educação cívica anda longe de grande parte da nossa juventude quer pelas suas formas de comportamento e linguagem quer pela falta de respeito pelo ambiente. Lixo propositadamente deixado nas ruas nas ruas de Cascais onde hoje circulavam centenas de estrangeiros não contribui para deixar uma boa imagem.
As nossas Escolas a quem tanto já exigimos, bem poderiam aumentar o seu esforço para que mais civismo permita uma Nação um próxima dos bons exemplos que temos nomeadamente no Norte da Europa.
Talvez então Cascais possa voltar ao que já foi!
Palavras do doutor Mocho.
Sem comentários:
Enviar um comentário