segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A loucuar grassa na Europa.

Tenho de escrever sobre a Grécia pois neste momento é o foco das atenções de meio mundo e sobretudo da Europa Desunida !
A tal Europa que se preocupa com a Ucrânia e que desafia a Rússia com fanfarronice, escudada na força dos EUA. Depois da Crimeia a Rússia pretende, obviamente, garantir um acesso terrestre até ali. Penso eu que assim seja.
São dois assuntos quentes e  a que se soma agora  a onda de atentados de gente que está traindo a sua Religião.
Como se pode ver, o caldeirão está fervendo.
Anda loucura no ar, desde o Médio Oriente até à América do Sul, onde a Venezuela deve estar á beira de maus momentos sociais e o Brasil tem a corrupção a rebentar por todo o lado, atingindo todos os escalões da politica. A Itália vive uma invasão da miséria que lhe chega do Norte de África com centenas de mortos pelo caminho.
Os gregos resolveram e bem , pregar um valente susto à Alemanha e à sua "hitlerzinha" que eu não suporto !!
Claro que o Governo grego deve ter consciência de que está arriscando muito mas a desumana Troika , foi ali de nariz empertigado, obrigar o povo a sofrer para lá dos limites da decência embora saibamos que naquele País, a produtividade é palavra ofensiva e os impostos são o melhor desafio para a imaginação dos cidadãos !
Como nós temos as barbas de molho e a que os gregos podem pegar fogo...toca de clamar alto e bom som de que somos os melhores cumpridores europeus e pela mão do nosso Primeiro, os mais bajuladores da tal Senhora a que apenas lhe falta o bigodinho !!
Como se pode deduzir nunca fui adepto deste saco de gatos chamada Comunidade Europeia, pelo menos neste formato, tendo defendido que do ponto de vista estratégico, devíamos ter criado laços fortíssimos  com todo mundo de língua portuguesa.
Com a Grécia e os gregos , seremos todos nós que nos vamos ver "gregos"....e espero que lá da Ucrânia não nos chegue algum cheirinho a pólvora.
Mas que Carnaval !!!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Sede do GASET da LPCC


Ora aqui vos apresentamos a fachada das futuras instalações do Grupo de Apoio de Setúbal (GASET) da Liga Portuguesa Contra o Cancro  !!

Este prédio é propriedade da Misericórdia de Setúbal e foi cedido a titulo gratuito por boa decisão do Provedor Dr Fernando Cardoso Ferreira, a quem não nos cansamos de agradecer.

Como calculam vai necessitar de algumas obras, pois sendo um edifício do inicio de 1900, foi em anos recentes,vitima de ocupação selvagem e de assaltos que vandalizaram sobretudo o 1º andar.

Entretanto estamos avançando paulatinamente na organização dos nossos Voluntários em função das dez principais valências de actuação da LPCC, nomeadamente no âmbito da psico-oncologia mas não só e estabelecendo importantes contactos com vista a futuras colaborações.

Recordo que quer em 2013 e 2014 já colaborámos  no Peditório Nacional da LPCC, sendo que conseguimos melhorar em 10% os resultados alcançados. Foram quase 50 Voluntários em 2014.

O Distrito de Setúbal foi até agora, juntamente com o Algarve, o único onde nunca existiu uma posição da LPCC, algo que agora conseguimos alterar. E grande falta se tem sentido.

Depois de instalados e organizados, desejamos que a nós se junte o Movimento Vencer e Viver, especificamente dedicado a mulheres com cancro da mama e que contará apenas com Voluntárias que já sofreram ou sofrem deste cancro.

Vou ficando por aqui fazendo votos para que a nós se juntem mais pessoas. Setúbal precisa! Setúbal merece o nosso esforço !!






quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O Estado pessoa de bem ? Duvido...


Vamos então iniciar a segunda parte da descrição de uma novela bem surrealista com uma demonstração evidente de que o Estado, ao contrário do que se propagandeia, não é pessoa de bem !
Ou pelo menos alguns dos seus principais actores assim o acabam por formatar.
Como se recordam tinham sido iniciados os trabalhos de mar e de laboratório, recolhendo nas áreas préviamente definidas toda a informação para incorporar nos EIA (Estudos de Impacte Ambiental) a apresentar posteriormente aos serviços competentes do Ministério do Ambiente.
Estes trabalhos eram realizados para lá da linha de fecho, definida na batimetria dos 20 metros de profundidade, estando garantido cientificamente que mais tarde ,em caso de recolha sistemática de inertes a partir dali nada pertubaria a Orla Costeira.
Importa explicar que de acordo com o Contrato assinado entre o Estado e a Empresa promotora do Projeto , os inertes retirados do mar poderiam ser comercializados e teriam o maior interesse para realimentação de zonas costeiras , praias e da própria deriva sedimentar.
Aqui chamo a vossa atenção para este assunto da deriva sedimentar, composta por inertes que saiam dos rios mas que a construção de muitas barragens veio limitar substancialmente e daí o agravamento dos problemas em praias e não só e que todos conhecemos.
Para melhor compreensão da inusitada posição que veio a ser assumida durante a execução dos trabalhos, pelo Ministério do Ambiente e  algumas das "sumidades" ali albergadas, vejam bem o que consta de um documento interno :
"O conjunto de estudos e trabalhos visam a revelação, dimensionamento e caraterizaçãode depósitos minerais em causa até à evidenciação da existencia de valor económico, nele se incluindo nomeadamente, trabalhos no mar com fins de investigação geofisica, hidrográfica e situação ambiental de referencia".
Ora parece a qualquer ser pensante que teria todo o interesse a conclusão destes trabalhos, bem dispendiosos como se pode calcular.
Mas assim não pensaram os distintos membros de uma CCDR, de uns assessores iluminados encaixados em gabinetes envidraçados que entenderam informar e influenciar negativamente o Ministro Francisco Nunes Correia que em 25 de Julho de 2008 decidiu não autorizar a continuação dos trabalhos !!
E foi assim que o Senhor Ministro fez tábua raza de um Contrato assumido pelo Estado mas de outro Ministério !!!!!
 E sem a minima preocupação com os beneficios que o estudo, repito, o estudo, trazia para o Estado em termos de conhecimentos muito importantes e da enorme despesa que o Promotor já tinha dispendido.
Ficam por revelar dezenas de pormenores mas o essencial aqui se contou.
Agora é o Presidente da República, é a Senhora Ministra do Ambiente, são muitos outros sábios quer insistem em  avançarmos para a exploração cientifica e económica dos nossos extensos mares.
Mas será que o Estado é mesmo pessoa de bem ??????