segunda-feira, 29 de junho de 2015

A Grécia enfrentando a Europa !!



Como é natural toda a Europa está preocupada com os problemas causados pelo Governo Grego e que a todos vai atingindo.
Não é nada que eu não tenha imaginado já que sempre fui da opinião que meter no mesmo saco mais de uma dúzia de Países com culturas diferentes, Histórias diferentes, economias em diferentes estágios, línguas diferentes, organizações politicas diferentes e por aí fora, era um risco incomensurável.
Se é certo que uma União Económica seria um passo acertado quando se caminhou para a tal Europa Unida, o descalabro teria de aparecer no horizonte, sobretudo quando a Alemanha se tornou dona e senhora de todos os cordelinhos, impondo a sua vontade férrea aos mais fracos como é o caso da Grécia e da Península Ibérica.
A Grécia está semeando a revolta e a Europa já não será a mesma, tremendo com a possibilidade desta abandonar o Euro e estrategicamente enfraquecendo aquela zona na extremidade oriental de paz frágil, perante o avanço do islamismo extremista. 
O Reino Unido , inteligentemente sempre teve uma atitude moderada face aos diversos momentos em que a Europa foi caminhando para uma utópica Estados Unidos da Europa !
Como já fica patente e isso não é de agora, tem muitos anos, desconfio muito desta Europa sonhada por idealistas  e que me assusta estar perante uma conquista dominadora de quem não o conseguiu com o cheiro a pólvora .
Para bom entendedor...meia palavra basta !!

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Sobre o Museu de Setúbal





A propósito da recente reabertura do Museu do Convento de Jesus, em Setúbal, resolvi escrever algumas linhas sobretudo para antes do mais, homenagear o fundador do Museu, Eng. João Botelho Moniz Borba, cujo nome está assinalado numa placa logo à entrada do recuperado edifício. É pouco.
A sua dedicação , o cuidado e o saber que colocou em tão importante iniciativa ficaram bem retratados no livro cuja imagem está logo no inicio destas palavras, em boa hora editado pelo Filho, Eng. Francisco Borba.
A minha grande curiosidade reside sobretudo em saber se está salvaguardado todo o Património que  aparece descrito em pormenor no outro livro, editado em 1990 com o apoio do extinto Grupo Fernando Pedrosa.
O que agora podemos ver, exposto é certamente uma pequeníssima parte do que está guardado e talvez parte do que existiu à data da inauguração, em 1961.
As obras de recuperação do Convento sofreram muitos incidentes de percurso, mas agora parece que vão no bom caminho, para bem da cultura nacional e de Setúbal que bem merece ser conhecida por algo mais do que o bom peixe e praias maravilhosas !
Mas o visitante deve tapar os olhos quando se aproximar do belo Convento de Jesus pois o largo fronteiro foi vitima de uma transformação surrealista , agora pista de skating e com um incrível pseudo espelho de água , hoje depósito de lixo e cheiros indicadores do seu uso abusivo....  
Todos aguardamos que existam verbas, bom gosto e bom senso para dar a solução apropriada a  largo de importância fundamental e que mais  valorize o Monumento próximo.
E para finalizar, um conselho amigo, visitem o Museu !!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Mensagem quase subliminar !!!

Na verdade tenho mantido um recatado silencio pois muito do que estamos assistindo em Portugal, provoca de forma acutilante a minha vontade de bramar aos quatro ventos que na minha opinião Portugal está doente, muito doente !
Na Justiça multiplicam se os casos que revelam falta de competência, ausência de bom senso e desejo de protagonismo despropositado.
José Sócrates, Ricardo Salgado, apenas dois casos que espelham e justificam  as minhas afirmações.
Na população estamos perante o desprezo pela vida humana, assassinatos e suicídios passaram a encher os noticiários escritos e falados. Parece que caminhamos para copiar a violência de outros Países,  nomeadamente Brasil.
Assaltos, roubos , dão enorme trabalho ás Policias, felizmente com boa capacidade de resposta.
Na Economia, a vigarice campeia. São os Bancos , são as estranhas privatizações.
Na Politica, então nem é bom falar. Excesso de Deputados, regalias incríveis , nível baixo na generalidade. Partidos ansiosos por eleições e com promessas enganosas.
Finalmente, a corrupção que nos coloca em quinto lugar entre várias dezenas de Países.
Não adianta ignorar estas verdades nem imaginar que sou um arauto da desgraça. O que importa é aumentar o investimento na Educação, onde os programas incluam um volume significativo de horas dedicadas a formação cívica, não escondendo os maus exemplos que tanto afetam a imagem de  Portugal, no seu interior mas igualmente e sobretudo no exterior.
O País precisa de gerações que estudem sem complexos, os tempos em que nada disto era possível pelo menos em tão grande dimensão !!
Está clara a minha mensagem ?