segunda-feira, 22 de junho de 2015

Sobre o Museu de Setúbal





A propósito da recente reabertura do Museu do Convento de Jesus, em Setúbal, resolvi escrever algumas linhas sobretudo para antes do mais, homenagear o fundador do Museu, Eng. João Botelho Moniz Borba, cujo nome está assinalado numa placa logo à entrada do recuperado edifício. É pouco.
A sua dedicação , o cuidado e o saber que colocou em tão importante iniciativa ficaram bem retratados no livro cuja imagem está logo no inicio destas palavras, em boa hora editado pelo Filho, Eng. Francisco Borba.
A minha grande curiosidade reside sobretudo em saber se está salvaguardado todo o Património que  aparece descrito em pormenor no outro livro, editado em 1990 com o apoio do extinto Grupo Fernando Pedrosa.
O que agora podemos ver, exposto é certamente uma pequeníssima parte do que está guardado e talvez parte do que existiu à data da inauguração, em 1961.
As obras de recuperação do Convento sofreram muitos incidentes de percurso, mas agora parece que vão no bom caminho, para bem da cultura nacional e de Setúbal que bem merece ser conhecida por algo mais do que o bom peixe e praias maravilhosas !
Mas o visitante deve tapar os olhos quando se aproximar do belo Convento de Jesus pois o largo fronteiro foi vitima de uma transformação surrealista , agora pista de skating e com um incrível pseudo espelho de água , hoje depósito de lixo e cheiros indicadores do seu uso abusivo....  
Todos aguardamos que existam verbas, bom gosto e bom senso para dar a solução apropriada a  largo de importância fundamental e que mais  valorize o Monumento próximo.
E para finalizar, um conselho amigo, visitem o Museu !!

Sem comentários:

Enviar um comentário