Como gostamos de dizer cá no burgo, ainda a procissão vai no adro !
A saída anunciada do Reino pouco Unido, desejando maioritariamente abandonar o Reino da Europa, tem dado lugar a grande controvérsia e às mais desencontradas opiniões.
Esta é uma delas, a que me julgo com direito.
Sempre tive uma enorme admiração pelos ingleses, pela sua valentia, pela sua determinação e pelo que tanto sofreram para nos libertar de um maluco chamado Hitler.
Quando eu viajava até Londres, sentia um enorme prazer sobretudo pelo civismo que ali se respirava e já na década de sessenta admirava como pacificamente conviviam com tantas outras raças, bem trabalhadoras e pelo menos aparentemente, bem integradas.
Mas eis que cometem o enorme erro de se juntarem aos que inocentemente aceitavam a tutela da Alemanha. A Alemanha que não dominara a Europa pelas armas e pelo terror, estava então e agora armada com a subtileza da politica , bem como com enorme poder económico e financeiro.
As gerações mais idosas cansaram se e as mais novas com outra mentalidade, desejam o natural beneficio que também o há, de permanecerem ligados ao sonho Europeu. Lá têm as suas razões.
A pergunta que eu repito urbi et orbi ,será até ao fim dos meus dias como pode existir a tal EU juntando no mesmo saco Países de culturas tão diferentes, estágios económicos tão diferentes, línguas tão diferentes e por aí vamos.
A Escócia aproveita e quer a separação mas terá vantagens ?
No meio disto tudo, Putin deve estar a rir só de ver a sisuda Merkel metida num grande sarilho e pedindo socorro à França !
Ninguém pode prever como esta crise vai evoluir mas tenho para mim que está a ser muito útil...
Se Portugal levar com sanções perfeitamente injustas face por exemplo ao que fazem com a situação francesa, vamos acordar e constatar que o caminho que a EU está trilhando justifica a decisão do Reino Unido, pesem embora as consequências para todos nós,
Sei que muitos não concordarão comigo...mas praça velha e com o dito cujo muito pelado....tenho uma gigantesca desconfiança com aqueles que vegetam em Bruxelas, apadrinhados pelo novo Hitler de saias e sem bigode...por enquanto !!!
Sem comentários:
Enviar um comentário