sábado, 29 de fevereiro de 2020
Um Milhão
UM Milhão
A Senhora Directora Geral num assumo de protagonismo e enorme falta de bom senso, espalhou o pânico em Portugal e assombrou a Europa e vizinhos !
Iremos ter um milhão de infectados pelo virus , assim sem mais nem menos ! Claro que no minuto seguinte deve ter entupido o seu telemóvel com chamadas do Primeiro Costa e da loirinha Temido que a repreenderam severamente e lhe terão dito que poderia estar em via de calçar uns patins !
Obviamente que isto são suposições do escriba mas tendo em conta que mal rompia a madrugada do dia seguinte, a dita Senhora Directora Geral aparecia em directo aos olhos de todos nós, multiplicando se em explicações técnicas sobre a contenção da previsível epidemia e sobre as percentagens de atingidos, é justo acreditar que levou um ou mais, valentes puxões de orelhas.Cenários disse ela.Pois, pois, disse mas não devia ter dito !!
A Ministra Loirinha também anda a botar faladura e a meter as mãos pelos pés e aconselha a ficarmos fechados em casa, Tem razão e sobretudo a desligarmos a tv, digo eu, para não escutarmos tanta opinião desencontrada e desnecessários alarmismos.
Mas claro que devemos cuidar de seguir os conselhos divulgados . Sem duvida mas igualmente sem exageros.
Ora se até ao momento em que escrevo estas linhas ainda não há casos confirmados e sabendo das centenas de viajantes que regressam, vindos da China, de Itália e doutros países já atingidos, sou levado a concluir que este País nem ao corona virus interessa !!
E de facto , embora o panorama da economia se apresente com sinais animadores, no que toca a outras áreas, sobretudo na politica e na justiça, há porcaria a mais, parecendo que como muitos dizem, agora sim, estamos na republica das bananas.
Com a boa colaboração de todos, estou absolutamente convencido que em Abril, mais dia menos dia, iremos respirar de alivio e avançar para um Verão tranquilo.
sábado, 22 de fevereiro de 2020
CHEGA !!
Vida alegre
Nem mais ! Somos um Povo com muita sorte pois vivemos nos tempos de agora, num País onde todos os dias acontecem impensáveis momentos que jamais ocorriam em tempos que já lá vão !
E curiosamente toda a sociedade aparece envolvida em momentos que a mim, me assustam .
Corrupção, assassinatos, raptos, violações e agressões, o cardápio não pode ser mais completo
mas há que juntar a podridão que vai saltando do seio da Justiça.
Depois soam os alarmes com alegados actos de racismo, de brancos e de negros, uns e outros igualmente responsáveis, só que existe uma tendência para a protecção pública dos mais escurinhos, algo que me revolta mesmo !
Na realidade, tenho para mim que o racismo de brancos contra negros é muito limitado, direi mesmo que é residual e muitas vezes entra no campo da brincadeira pura , aliás basta olharmos para a comunidade escolar e académica onde todas as raças e todas as cores convivem no mais pacifico dos ambientes e visíveis amizades.
Os casos no futebol, graves sem dúvida, terão na sua génese razões que se sobrepõem ao racismo puro e duro. São agressões verbais que se destinam a provocar psicologicamente adversários e equipas, sem duvida criando um condenável ambiente e provocando distúrbios inaceitáveis em torno de qualquer espectáculo desportivo.
Mas a dita cereja em cima do bolo está na Justiça, melhor está na falta dela !
Esforça se a excelente PJ e depois o Ministério Público ou por falta de meios ou por falta de sabedoria vai demorando, demorando, demorando a levar a Julgamento dezenas de casos gritantes, perante o espanto do cidadão que vê condenado o ladrão pé de chinelo e assiste ao passeio descontraído dos muitos investigados ou acusados, protegidos a peso de ouro por habilidosos advogados e pelos furos da Lei.
Cheira mal o País. É podridão a mais para o meu gosto e para boa educação de que muito me orgulho, a que tenho de somar muitos e muitos anos de uma vida de total e exemplar honestidade.
E mais não digo ! Chega......... entendem ?
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020
Eutanásia e neurónios
Eutanásia e neurónios
Passada a barreira dos oitenta anos, aumentou a minha preocupação pelo estado dos meus neurónios e pelo risco de qualquer das formas de demência. E não só.
E assim regressou a palavra eutanásia que desde 1973, quando faleceu o meu Pai que muito sofreu nos últimos dias de vida, me reaparecia de vez em quando.
Agora anda na boca de todos pois a Assembleia prepara se para discutir a possível legalização da dita eutanásia.
Hoje assaltam me fortes duvidas sobre a aplicação da eutanásia ou da morte assistida,não apenas por razões religiosas mas entre outras razões quer pelos avanços diários da medicina quer pela efectiva aplicação dos cuidados paliativos quer sobretudo pelos insondáveis mistérios das capacidades da vida humana.
São conhecidos exemplos palpáveis dos que regressaram à vida quase plena depois de a medicina os terem considerados irrecuperáveis e já em pré morte.
Um referendo é obrigatório ! Não podem ser umas duas centenas de cidadãos sentados comodamente na A.G. a decidirem algo que toca a todos os portugueses.
Mais a mais quando muitos deles , apresentam eles sim, evidentes sinais de demência !
Pois bem e por aqui, fica mais ou menos demonstrado que os meus ricos neurónios, de fabrico anterior à Segunda Grande Guerra, ainda se apresentam em bom estado, o que me permite que de vez em quando para aqui venha debitar opiniões, criticas e algum bom humor para meu prazer, já que leitores não abundam !
E se me lerem a todos solicito que me acompanhem na reivindicação de um referendo sobre a eutanásia !
terça-feira, 11 de fevereiro de 2020
Ainda o Corona
Ainda o tal Corona
Felizmente que o virus nasceu na China porque ali ainda vigora o exercício da autoridade imposta a qualquer custo, tal como temos visto.
E montaram todo um conjunto de rigorosas medidas que talvez venham a contribuir para o abrandamento das deriveis consequenciais desta pandemia.
Não só nos assustamos com as mortes mas não podemos esquecer os efeitos na economia chinesa mas em muitos outros países.
Em Portugal e até à data de hoje, a Senhora de Fátima tem mantido apertada vigilância porque na minha ignorância a propaganda do Ministério da Saúde e Directora Geral, não me dão a mínima tranquilidade quanto a medidas efectivas, tal como vejo por essa Europa e não só.
Para o bem e para o mal, temos espalhada por todo o País, uma significativa comunidade chinesa, na maioria no sector do comércio e na restauração.e que em grande número estiveram recentemente na China festejando o Novo Ano. Mas também regressaram da China alguns cidadãos portugueses.
Em suma, parece quase impossível que o vírus não esteja por cá. E agora o período de incubação passou de 14 para 24 dias.
Se tivermos a sorte de passar pelos pingos da chuva sem o termos por cá, algo em que não acredito,
fica provado que apenas chineses e estrangeiros reformados gostam de por cá ficar !! E brasileiros !
Claro que estou a exagerar que o digam as imobiliárias de Norte a Sul !!
sábado, 1 de fevereiro de 2020
O Vírus !!
O Virús !
Bonito nome, é o Corona !
Apareceu de repente na China e anda a viajar por todo o lado, matando e assustando.
Tanto quanto se sabe terá aparecido em morcegos, talvez cobras, ambos petiscos por aqueles lados.Aliás os chineses são apreciadores de culinária bastante incompreensível, lembro os mercados de venda de cães e mais seres vivos, incluindo até ratos, todos cozinhados a preceito !
Ora assim não admira que da China nos atinjam muitas surpresas, umas boas outras terríveis, como é o caso do Corona.
E assim todos os Países entraram em alerta vermelho procurando evitar a propagação deste assassino potencial, fechando fronteiras, criando mecanismos de auto defesa, absolutamente necessários. As companhias aéreas deixaram de voar para a China e após terem terminado na China os festejos do Novo Ano, agora o do "rato", ainda quando traziam de volta à Europa os chineses que ali tinham ido, foi ver medidas de controle à chegada.
Na Austrália, Vietname, Austrália,Espanha, e tantos outros logo tomaram medidas extraordinárias colocando em quarentena , vendo a febre a todos quantos regressaram da China.
Agora , embora sendo muito triste, as medidas da nossa Direcção Geral de Saúde foram anedóticas !
Quando todos vimos a chegada a Lisboa de largas dezenas de chineses, o que aconteceu ?
Nada !
O que nos disseram quanto a medidas de controle ?
Pois bem, havia por ali uns cartazes em português~, inglês e mandarim a avisar que se deviam dirigir ao SNS 24 horas aqueles que tivessem febre ou sintomas de gripe forte.
Descobri porque o Ministério da Saúde e a Senhora Directora Geral não tomaram medidas urgentes e drásticas . Simples, a Nossa Senhora de Fátima está atenta e não autoriza a entrada do Corona em Portugal !!
Subscrever:
Mensagens (Atom)