domingo, 12 de dezembro de 2021

João Fazendeiro

 Ia correndo tranquila a vida de João Fazendeiro, não que tivesse calos nas mãos com alguma enxada pois não precisava de tal para ganhar sustento.

Tinha boa cabeça, sempre pensando como enriquecer enganando uns e outros ao mesmo tempo que usando bons fatinhos e bonitas gravatas ,ia entrando nos meios sociais mais distintos e reservados.

E assim com dinheiro fácil decidiu criar um Banco onde centenas de incautos depositaram poupanças para gáudio de Joao Fazendeiro. Foram ficando esquecidos os tempos da vida difícil.

Logo comprou uma bela vivenda, paredes meias com novos amigos que viviam respirando luxo. Como ele passou a viver e dedicando muitos cêntimos a comprar obras de arte. Uma rica vida!!

Acreditando na burrice de quem devia fiscalizar a sua actividade de recente banqueiro, foi aldrabando contas e clientes, arrecadando um chorudo pé de meia, viajando e escondendo a fortuna bem longe de Portugal.

Até que rebentou o escândalo!

Falência do seu Banco e clientes reduzidos à impossibilidade de salvarem as poupanças.

Entrou em ação a Justiça que , adormecida como sempre e permanente queixosa quanto a falta de meios, com a sua célebre velocidade (ou parada ou em marcha atrás) deu tempo para João Fazendeiro fugir de uma prisão que sentia próxima.

João Fazendeiro que todos consideravam muito esperto, afinal era burro .

Fugio absolutamente convencido que ninguém o obrigaria a voltar para entrar, a convite da Justiça, num estabelecimento hoteleiro decorado com grades nas janelas.

Mas deu pistas. Toleirão até foi entrevistado em programa de televisão e sentado em local identificável. Pensou que tinha equipamentos electrónicos para distorção e impossíveis quer de localização quer de escuta. Burro.

Prejudicou centenas de amigos e desconhecidos. Prejudicou criminosamente e de forma imperdoável  a sua Esposa.

Este João , este João burro, este João a quem antigos amigos vão virar as costas, este João que até parece o outro , um dia não muito longínquo vai ser personagem de romance policial ou de um filme de terror!

Esta história sem final feliz, não é única, há outras muito parecidas e que nos levam sempre a lamentar a Justiça que tarda para os de cima e acelera para os de baixo.

Sem final feliz e sem frase bombástica para deleite do Autor😜 



Sem comentários:

Enviar um comentário