quinta-feira, 27 de novembro de 2014

VÂO PENTEAR MACACOS !

Na década de noventa, periodicamente, fui escrevendo pequenas crónicas que eram publicadas num Jornal diário, já desaparecido. Isto mesmo já foi aqui referido em anteriores textos , como sabem.
Eram bastante apreciadas segundo me informava o Editor e cheguei a receber várias cartas de alguns leitores com palavras de muito estimulo.
Rebuscando no meu arquivo encontrei o texto que aqui vai reproduzido e que viu a luz do dia a 15 de maio de 1993, sob o titulo Crime e Castigo.


"Este titulo já serviu para romances, para muitas histórias e agora dá me imenso conforto.
Sou daqueles que pensam ainda no velho principio, bem popular, traduzido na frase - cá se fazem cá se pagam.
E como anda por aí muito malandro vivendo do embuste e do dinheiro fácil, sinto uma alegria renovada cada vez que de Itália nos chegam as noticias da limpeza que por lá prossegue em âmbito jamais imaginado.
E assim redobra a minha esperança que o exemplo de outras ondas europeias, também este acabe por vir limpar as areias do nosso País.
Cá em casa não há corrupção, afirma se a pés juntos. Somos um bom exemplar povo latino que ficou imune às maleitas dos seus irmãos.
Ele há corrupção em Itália, mas aqui não !
Ele há corrupção em Espanha, mas aqui não !
Ele há corrupção na Grécia, mas aqui não !
E assim sucessivamente.
Vivemos neste paraíso e quando o Sol aperta usamos a velha peneira, daí que eu veja com bons olhos a insistência do jornalismo de investigação na pesquisa daquilo que nos querem fazer crer que não há em Portugal
Passiva, activa, de cócoras ou à janela, se existe vai aparecer e o castigo deve ser pesado.
Tenho firmes esperanças , ao contrário de uns tantos doentiamente politizados que a Policia Judiciária de créditos firmados e reputação internacional , vai actuar e vai esclarecer de uma vez por todas o mistério da corrupção que uns dizem não existir e outros desconfiarem que anda a monte . "


Não foi a única crónica sobre a corrupção, algo que sempre me preocupou e agora ainda mais .
A Justiça e a PJ estão em campo mas já por aí andam em campanha para desacreditar as investigações. E alguns  parecem , sem ofensa, verdadeiros palhaços envelhecidos. Será que podemos acreditar que se prende um ex primeiro ministro apenas para desprestigiar um partido politico ?
Ora façam favor, vão pentear macacos !!!!





quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PORQUE NÃO TE CALAS ?

Começa a ser muito difícil conservar a calma e o bom senso para ler  e escutar o que alguns políticos andam declarando, a propósito de uma recente decisão do Poder Judicial.
É óbvio que nos momentos difíceis os verdadeiros amigos não podem nem devem virar as costas mas isso não lhes permite fazerem declarações públicas que ultrapassem a decência e o cuidado que se impõe em caso que parece ter ultrapassado o âmbito nacional.
Claro que estou a falar de Sócrates e de Mário Soares.
Este ultimo tem primado nos tempos recentes por demonstrar que há momentos em que devia estar calado pois tem um passado que é por muitos admirado que não eu e desta forma, anda a degradar a sua imagem.
Ofender da forma como ele fez uma decisão judicial, só pode ser entendido como fruto de uma crescente senilidade, perfeitamente compreensível na sua idade mas que devia ser controlada pelos seus próximos. Ele é o principal prejudicado.
Todos lá chegaremos e por isso, este exemplo, deve servir de alerta para um dia não cairmos nos mesmos erros.
Para terminar com um sorriso aqui fica a frase do Rei de Espanha que  adapto, com a devida vénia:
Porque não te calas , Mário ?



terça-feira, 25 de novembro de 2014

Terá sido aberto caminho para outros ?

Demorei algum tempo até me decidir a escrever algumas palavras sobre os últimos acontecimentos que abalaram o País politico e não só.
Alguns dos meus Amigos sabem que nunca me agradou o politico José Sócrates e em vários momentos , sobretudo num blog já desaparecido, publiquei comentários bastante críticos ao Ministro e depois ao Primeiro Ministro Sócrates. Sempre considerei que era demasiado impetuoso, pouco sólido nas decisões e sobretudo alguém excessivamente ambicioso na sua vida pública.
Porem e agora que está preso preventivamente, não devo de forma alguma atirar pedras sem conhecer os motivos que levaram o TIC a tal decisão.
Manda o respeito pela vida do cidadão bem como de sua Família e do politico que se guarde, mesmo que temporariamente, algum recato até ao conhecimento possível do que consta no Processo.
O espetáculo indecoroso da detenção e o circo mediático à volta do tempo de interrogatórios, não abonam em favor da Justiça ,
Por outro lado, o cidadão comum que eu sou, acaba por não entender porque razão outros indivíduos que lesaram o País e inocentes cidadãos que perderam as suas poupanças e foram ludibriados, ainda andam em liberdade.
Coisas...
Mais uma vez, olho para o passado e acabo por sentir que a nossa democracia serviu sim para o oportunismo e para a ascensão de gente sem outras qualidades que não sejam o aproveitamento da liberdade e das estruturas politicas para singrarem e enriquecerem numa comprovada corrupção que começa a ser detetada e perseguida. Finalmente !
Fiquemos por aqui....... por enquanto.


Mas pergunto, terá sido aberta a porta para outros seguirem o caminho de Sócrates ?

sábado, 22 de novembro de 2014

Concurso M2V 2014

Aconselha o bom senso que neste dia em que um verdadeiro tsunami politico abala o País, todos devemos aguardar o evoluir dos acontecimentos.
Por isso mesmo vou dedicar estas linhas ao Concurso " Os Melhores Municípios para Viver" ,  M2V 2014,organizado pelo INTEC-Instituto de Tecnologia Comportamental.

Em 2012 tivemos  a Sessão de Encerramento e entrega de prémios num auditório da Universidade Nova de Lisboa e este ano, num desejo louvável de descentralização, a Sessão teve lugar num auditório gentilmente disponibilizado pelo magnifico Instituto Politécnico de Tomar.

                                                              

Resultado de imagem para fotos do instituto politecnico de tomar
  

Este Concurso destina-se a premiar os melhores Projetos apresentados pelos Municípios concorrentes tendo sido vencedores este ano Viana do Castelo, Torres Vedras,Sever do Vouga e Oliveira do Hospital.

A colaboração do IPT foi muitíssimo importante.
 Se o INTEC decidir realizar novo Concurso em 2015, certamente iremos escolher outra cidade para acolher a habitual Sessão de Encerramento.
Importa referir a inestimável colaboração do Jornal Sol que desde sempre apoia este Concurso dedicando em quatro edições, páginas completas com resumos dos projectos vencedores, assim contribuindo para uma larga divulgação do que muito bom se faz no âmbito da actividade das Autarquias.  

Foi  para mim extremamente gratificante ver o resultado final de uma pequena mas dedicada equipe que mais uma vez levou a bom termo a missão que nos foi pedida de realizarmos o Concurso, enviando os convites, recebendo os projectos, recolher as avaliações do Júri, e finalmente encerrando todo o processo com a Sessão e entrega dos prémios.


Uma nota final.
Enviámos dezenas de convites a Municípios de Norte a Sul do País e o que eu pessoalmente muito lamento é a falta de um mínimo de boa educação cívica que exigia uma resposta ou agradecendo ou recusando , o que raramente aconteceu.

Mas os Municípios presentes em Tomar foram recebidos com a simpatia que abaixo se documenta!!


E em 2015 presumivelmente, estaremos com o final do Concurso M2V, em outra cidade !!


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

COLISEU DE S.BENTO

Saibam quantos leiam estas linhas que sou muitíssimo critico em relação à vida politica dos últimos anos.
Tenho razões para isso.
Foi me concedida a graça de viver os anos já suficientes para comparar dois Regimes  e para receber muitos conhecimentos de um terceiro que antecedeu estes .
Todos entendemos que o País tem vivido tempos muito complicados e que uma boa parte dos problemas gravíssimos que enfrentamos, resultaram das asneiras e absoluta incompetência de políticos e governantes despreparados, irresponsáveis e de fuga fácil.
Justiça seja feita a alguns dos membros do governo de Passos Coelho  e a este que na sua indesmentível teimosia , conseguiu evitar males maiores face a uma bancarrota anunciada.
Mas mais uma vez fica demonstrado que é muito fácil governar mas muito difícil ser governante e portanto, estou livre e à vontade para tecer comentários menos agradáveis sobretudo sobre o Coliseu de S.Bento, uma sala de tristes espetáculos que nós suportamos com os pesados impostos.
Um dos Ministros, um jovem atrevido e muito convencido, parece apostado em virar do avesso o mundo dos sacos de plástico, avançando com alterações pouco pensadas  e sobretudo ansioso  por se mostrar nas televisões. Vejam as conferencias de imprensa sobre a crise de Vila Franca de Xira e vejam como ele gosta de se mostrar e de falar, falar, falar...
Depois temos uma Senhora que nunca chegou a entender que a diplomacia é uma arte a aplicar em todos os setores da governação, incluindo a Justiça.
Valha nos o Ministro da Saúde, um exemplo para os seus colegas. Daria um bom Primeiro Ministro.
Olhemos para o tal Coliseu.
Tem palhaços, tem equilibristas, tem mágicos e tem pretensos domadores.
E por vezes ali surgem golpistas, estilo carteiristas que procuram encher os bolsos à custa de artes que estão proibidas aos cidadãos comuns ou seja, legislam em favor próprio !
Na politica nivelámos por baixo. É aquilo que sinto quando recorrentemente me imagino a comparar os tais dois Regimes.
Saudosismo ? Um pouco, não posso negar mas procuro ser honesto e reconhecer quem nesta selva de agora que é o mundo da politica se salienta pela cultura, pelo saber, pela correção de procedimentos, quem serve a Nação e não se serve a si próprio !
E finalmente,um elogio sincero para quem investiga o mundo da corrupção que nos invadiu.
Disse.













terça-feira, 18 de novembro de 2014

AINDA A QUENTE

Ainda a quente pois foi há minutos que ficámos a conhecer o resultado dos interrogatórios e medidas decididas pelo Juiz Carlos Alexandre e que confirmam a gravidade do caso, não resisto a expressar uma opinião.


Nunca mas mesmo nunca imaginei que em funções de tanta responsabilidade estivessem pessoas que não sabiam resistir às tentações do suborno.


Envergonham o País e somam argumentos aos que olham para Portugal como sendo terra em que não se pode acreditar.


Claro que o caminho destes arguidos ainda vai ser longo, falta a presença em Julgamento mas já estão definitivamente condenados pela opinião publica.


Se há coisa que me repugna fortemente é gente que se deixa subornar ou tenta subornar. Há muitos anos tive na minha frente alguém que me tentou subornar e quando tal percebi, levantei o braço e indiquei a porta de saída do meu gabinete.




                                                         
Resultado de imagem para fotos da penitenciaria lisboa 


Uns tempos em prisão preventiva mesmo que no domicilio, vão decerto servir de bom exemplo aos muitos que por aí andam praticando crimes similares, sempre na esperança de escaparem ao castigo merecido.


Mas ainda há a considerar a extrema gravidade de se terem atirado para a arena publica, serviços que deveriam viver sem uma pequena nódoa. Uma vergonha.


Obviamente que não será de descartar a possibilidade de estarmos perante uma potencial colisão entre PJ,SEF, SIS e por aí fora. Um saco de gatos.


 E isso a acontecer, poderá ser a consequência mais grave das asneiras destes irresponsáveis funcionários públicos !!




                                                                   


sábado, 15 de novembro de 2014

TRÍADE CHINESA ?

Pois muito bem, parece que os últimos 40 anos provocaram mudanças sensíveis e agora muito visíveis, no panorama social e politico de Portugal.
São dezenas os suspeitos e obviamente inocentes até condenação em Tribunal mas a sucessão de casos bicudos que a excelente atuação da Policia Judiciária vai revelando, mostra até que ponto o País está em caminho avançado de podridão moral.
Monte Branco, BES, Vistos, etc etc são escândalos a seguir a escândalos para beneficio da comunicação social e para vergonha da maioria dos portugueses .
A ambição desmedida em busca de riquezas fáceis, originadas na maioria por comissões obtidas em actos de corrupção passiva ou ativa , demonstram que passámos a viver em função das aparências sociais ao arrepio de uma moral impoluta como deveria ser apanágio de todos os que ocupam lugares na função publica ou gerem o dinheiro alheio.
E correndo o perigo de atingir quem nada tem  a ver com os crimes cometidos.






                                                                Resultado de imagem para foto dragão chines das festas


A novidade das recentes horas está no presumível aparecimento da "tecnologia" chinesa na arte da corrupção. A ser verdade o que aparece largamente noticiado, estamos perante algo gravíssimo e que fragiliza totalmente serviços reservados  onde apenas podem estar cidadãos com moral e comportamentos intocáveis.
 O que parece não ser o caso. E isto para não falarmos de outras situações gravíssimas em lugares oficiais.
Vamos aguardar o desenrolar deste e dos restantes processos em curso e passo lento, nos Tribunais
Mas imagino como seria este "filme" passado nos Estados Unidos. Pelo contrário mais parece que estamos copiando , uma vez e de novo, os nossos manos....brasileiros !!!





segunda-feira, 10 de novembro de 2014

ANGOLA E ALGUM CINISMO

Fica já aqui e logo no inicio a minha declaração de que não me importo mesmo nada que me classifiquem de reacionário, fascista, salazarista, e outros epítetos presumivelmente ofensivos mesmo que o seu significado não corresponda à realidade !!!
Dito isto passemos à matéria de facto.


Angola foi uma Província Ultramarina ou mesmo Colónia, integrada no nosso Portugal pluricontinental e plurirracial, assim tendo atingido assinaláveis níveis de desenvolvimento económico.


Para os mais descrentes aconselho a consulta de um livro da autoria de Jorge Eduardo da Costa Oliveira, editado em Luanda no ano de 1971, sob o titulo Servindo o Futuro de Angola.


Os chamados "ventos da História" e os macro interesses das grande potencias, a URSS e os EUA , empurraram para fora de Angola a presença da Administração portuguesa, favorecendo o acesso ao natural desejo de Independência de angolanos, compreensivelmente desejosos de uma Pátria .


O que se seguiu não honra mesmo nada quem assumiu as rédeas do Poder  e muito menos os seus padrinhos internacionais.  Muitas das coisas boas que ali implantámos  foram destruídas ou mesmo abandonadas.Mas passemos adiante


A riqueza incomensurável de Angola agora explorada ao que consta, em beneficio de poucos ,está afinal jorrando em parte significativa dentro de Portugal. Ainda bem.


Caminhamos agora para nos transformarmos numa colónia de Angola mas repartida com a China .


São outra vez os "ventos da História" !!


 E agora para que fique outra vez bem claro, prefiro assim a continuarmos joguete de uma Alemanha merkliana que nos pisa a seu belo prazer  e se intromete até na nossa politica de educação !


Em tempos cantámos "Angola é nossa ", hoje em Luanda cantam bem alto
 "Portugal é nosso " !!!


Obrigado Isabel dos Santos..........



domingo, 9 de novembro de 2014

OS POLITICOS

Há um tema que me atrai irresistivelmente. A politica.


Quem já atravessou vários momentos da vida nacional como eu, acaba com muito pouca fé na capacidade profissional da classe que supostamente devia dirigir os destinos do País .


Sem qualquer intuito ofensivo para o catolicíssimo, sou levado a admitir que os políticos portugueses, digamos antes, a sua maioria, começa o dia rezando:


"Queridos cidadãos, venha a nós o vosso reino, seja feita a nossa vontade na Assembleia da Republica, esquecei as nossas ofensas e perdoai a nossa incompetência assim como nós perdoamos as nossas dividas e corrupção, legislando em nosso favor".


O espetáculo a que por vezes assistimos na Assembleia, vindo de todos os partidos ali representados, representa na sua essência a falta de cultura cívica e democrática dos eleitos por um sistema eleitoral que nada os liga aos seus eleitores, aliás como de há muito é reconhecido.
Justiça seja feita, o atual Primeiro Ministro tem demonstrado um bom sentido de Estado e continua firme num caminho que embora nos custe bastante, parece ser o único aconselhável após o descalabro de muitos anos de uma governação em que o dinheiro parecia inesgotável.


Porem , cá para mim, seria muito necessária uma boa vassourada limpando do hemiciclo e dos partidos os milhares de oportunistas que vão fazendo carreira pelos ínvios caminhos da politica , ficando totalmente desconhecedores de qual é a realidade do País .



sábado, 8 de novembro de 2014

SOBRE A ALEMANHA

Durante este fim de semana vamos escutar e ler muita coisa sobre a Alemanha e sobretudo sobre o dia em que o célebre Muro foi derrubado e assim se deu inicio à unificação do País.


No final da década de sessenta, acompanhado de um bom amigo, tive a oportunidade de estar em Berlim durante um Festival de Cinema e resolvemos entrar em Berlim Oriental.


Tal era possível aos estrangeiros mas tinha algo de aventura, como tivemos oportunidade de comprovar em 2 episódios desconfortáveis, um deles terminado com uma pistola metralhadora apontada à minha inocente protuberância abdominal !! E porquê ? Porque tentámos passar uma barreira que impedia o acesso à Porta de Brandeburgo. 




                                                               Resultado de imagem para foto porta brandemburgo




A passagem do Muro foi feita usando o Metro e chegados à estação do outro lado, a pouco ou nada simpática policia  demorava longos minutos a examinar e carimbar um papel antes de nos autorizar a passar. No regresso foi pior Sentados num banco esperámos longos, longuíssimos minutos, para podermos partir para o lado ocidental e com receio de ali ficarmos eternamente...


Será que a maioria dos jovens sabem o que passou no final da II Grande Guerra , em Nuremberga ? Estou a ler um livro que descreve alguns episódios do Julgamento de 14 responsáveis pelo genocídio, este segundo alguns  cálculos, de 5 milhões de judeus.


E aqui chegado, entrego os meus pensamentos ao que hoje se vive na Alemanha. Um povo trabalhador e empreendedor mas que bem lá no fundo aparenta continuar com o desejo de novamente tentar o domínio da Europa e de a todos ditar ordens , sempre convencido de uma hipotética superioridade  racial.


 A Senhora Merkel é a melhor e inequívoca prova !


Até se arroga no direito, como sabem, de ditar ordens na politica de educação em Portugal.


Não foi a derrota na guerra, não foi o genocídio monstruoso, não foi a queda do Muro e a unificação, não foi certamente tudo isso que modificou a filosofia de vida e a psicologia  social dos alemães.


Como devem entender, tenho sérias duvidas sobre a bondade de quem quer mandar na Comunidade Europeia que de unida nada tem e que aceita humildemente, a prepotência da Alemanha.


Honra seja feita ao Reino Unido que não se verga !!

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

JUSTIFICAÇÃO

Por ventura alguns dos meus habituais leitores terá estranhado a ausência de meus curtos escritos.
Mas há uma explicação.
Pelo segundo ano consecutivo, dediquei vários dias à organização e coordenação do Peditório da LPCC-Liga Portuguesa Contra o Cancro, em Setúbal, Palmela e outros locais do Distrito.
Desta vez tive excelente ajudas nesta tarefa, sendo justo salientar o nome de Raul Veloso, incansável e bem organizado.
Tivemos como base logística, a cedência das instalações dos Escuteiros.
Contámos com a  colaboração de mais de 50 Voluntários e utilizámos 60 conjuntos (colete identificador e cofre), sendo de salientar a boa recetividade e muita contribuição, abrangendo transversalmente todos os extratos sociais, havendo relatos emocionantes de pessoas que se dirigiam aos Voluntários contando como estavam enfrentando a doença e o tratamento.
Tudo isto mais reforça a nossa vontade de levarmos a bom termo a tarefa nada fácil de implantar em Setúbal, um Grupo de Apoio (GASet) da LPCC,.
Arrancámos com um pequeno grupo de entusiastas mas faltam as instalações !!
Não sabemos quando venceremos mas vamos VENCER !!!


Palavras do Doutor Mocho.