Na década de noventa, periodicamente, fui escrevendo pequenas crónicas que eram publicadas num Jornal diário, já desaparecido. Isto mesmo já foi aqui referido em anteriores textos , como sabem.
Eram bastante apreciadas segundo me informava o Editor e cheguei a receber várias cartas de alguns leitores com palavras de muito estimulo.
Rebuscando no meu arquivo encontrei o texto que aqui vai reproduzido e que viu a luz do dia a 15 de maio de 1993, sob o titulo Crime e Castigo.
"Este titulo já serviu para romances, para muitas histórias e agora dá me imenso conforto.
Sou daqueles que pensam ainda no velho principio, bem popular, traduzido na frase - cá se fazem cá se pagam.
E como anda por aí muito malandro vivendo do embuste e do dinheiro fácil, sinto uma alegria renovada cada vez que de Itália nos chegam as noticias da limpeza que por lá prossegue em âmbito jamais imaginado.
E assim redobra a minha esperança que o exemplo de outras ondas europeias, também este acabe por vir limpar as areias do nosso País.
Cá em casa não há corrupção, afirma se a pés juntos. Somos um bom exemplar povo latino que ficou imune às maleitas dos seus irmãos.
Ele há corrupção em Itália, mas aqui não !
Ele há corrupção em Espanha, mas aqui não !
Ele há corrupção na Grécia, mas aqui não !
E assim sucessivamente.
Vivemos neste paraíso e quando o Sol aperta usamos a velha peneira, daí que eu veja com bons olhos a insistência do jornalismo de investigação na pesquisa daquilo que nos querem fazer crer que não há em Portugal
Passiva, activa, de cócoras ou à janela, se existe vai aparecer e o castigo deve ser pesado.
Tenho firmes esperanças , ao contrário de uns tantos doentiamente politizados que a Policia Judiciária de créditos firmados e reputação internacional , vai actuar e vai esclarecer de uma vez por todas o mistério da corrupção que uns dizem não existir e outros desconfiarem que anda a monte . "
Não foi a única crónica sobre a corrupção, algo que sempre me preocupou e agora ainda mais .
A Justiça e a PJ estão em campo mas já por aí andam em campanha para desacreditar as investigações. E alguns parecem , sem ofensa, verdadeiros palhaços envelhecidos. Será que podemos acreditar que se prende um ex primeiro ministro apenas para desprestigiar um partido politico ?
Ora façam favor, vão pentear macacos !!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário