Já passaram oito anos quando pela primeira vez me envolvi em iniciativas da LPCC - Liga Portuguesa Contra o Cancro, organizando e realizando um primeiro Peditório, em Setúbal.
Depois do segundo, já com um dinâmico grupo de setubalenses bem esforçados, fui desafiado para instalar um Grupo de Apoio que pudesse ser a base para o Voluntariado e Valências de apoio a doentes oncológicos.
Com o apoio de gente de bom coração fomos organizando reuniões em vários locais ao mesmo tempo que procurávamos a cedência de instalações com caráter definitivo.
E assim fui batendo a várias portas, Câmara Municipal, União das Freguesias e Misericórdia.
Quando já quase desanimávamos , o Provedor Dr Cardoso Ferreira cedeu à LPCC uma casa situada no Bairro Salgado!
Precisava de obras mas já era algo que nos deu novo alento.
Feitas as obras que não foram simples, passámos a uma fase engraçada, encontrar quem pudesse oferecer mobiliário.
E este apareceu sob a forma de ofertas, ao mesmo tempo que se começou o convite para quem tivesse tempo e disposição para formação no âmbito do Voluntariado.
Fase extremamente interessante que proporcionou a existência de Valências de muita utilidade para quem procurava o novo Grupo de Apoio ( GASET), incluindo o apoio com cedência gratuita de medicamentos, o Reiki e a Psico-oncologia.
Depois foi a instalação do Vencer e Viver, dedicado a doentes com cancro da mama.
Entretanto foi crescendo a dinâmica do Grupo que foi desafiado pela Direção do Núcleo Regional do Sul da LPCC, a tentar implantar uma Delegação ,no Seixal.
O que foi conseguido com a inestimável ajuda de Dois Voluntários locais e o enorme apoio da Câmara Municipal do Seixal, ao contrário do que acontecera em Setúbal.
A Autarquia adquiriu um local bem localizado e que cedeu à LPCC !
Neste breve resumo fica o resultado da minha participação na implantação em Setúbal e no Seixal de uma Instituição relevante e que em mais de setenta anos, tanto feito em prol de quem sofre de doença oncológica.
Sabe bem está recordação!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário