Deixemos em descanso a politica e os seus péssimos actores.
Avancemos para um sector de primordial importância para a economia do País e que diz respeito à principal porta para as importações e exportações, hoje quase todas em contentores, exceptuando obviamente ,gazes e líquidos.
O Barreiro começou a sua luta para influenciar investidores e o Governo, para que ali se venha a implantar um Terminal Portuário, aproveitando sobretudo os terrenos da antiga Quimigal que realmente representam uma apreciável área desocupada mas poluída.
Acontece que ninguém pode ignorar que os navios porta contentores já hoje se apresentam com dimensões crescentes e calados muito significativos, daí que sempre se diga que são necessárias águas profundas, o que o Barreiro não tem e que portanto obrigaria e enormes volumes de dragagem.
Por outro lado se pensarmos no tráfego marítimo já existente perto do canal de acesso ao Barreiro, nomeadamente os navios de cruzeiro, as unidades da Marinha de Guerra e igualmente o que envolve as inúmeras embarcações que ligam as duas margens, teríamos momento em que tudo deveria parar para entrada desses mastodontes !
Mas há mais.
Não muito longe em milhas náuticas de Lisboa, temos o Porto de Setúbal e o importantíssimo Porto de Sines. E este sim , águas profundas e com todas as características de um bom porto para movimento de contentores.
Por evidente falta de capacidade dos sucessivos Governos, a verdade é que nos atrasámos significativamente na dinamização do setor portuário, isto apesar de que como é costume cá no burgo, não terem faltado estudos e mais estudos e até um chamado Livro Branco.
Hoje Sines enfrenta a concorrência próxima de um recente e enorme Porto, o TangerMed já com capacidade para 3.000.000 TEU´s /ano e a expandir para 6.000.000.
E como se tal não bastasse, ainda temos Algeciras paredes meias connosco.
Não somos um País rico, está mais que provado e evidenciado e por isso eu não compreendo como ainda se conversa sobre uma eventual alternativa a Lisboa, no Barreiro Ficaríamos com TRÊS boas estruturas portuárias na Margem Sul do Tejo e relativamente perto umas das outras.
Mas o caricato de tudo isto é que ainda se fala na alternativa Cova do Vapor ! Esta então brada aos céus. Haveria que construir tudo incluindo a via férrea e brilhantemente, aumentaríamos o transito na hoje chamada Ponte 25 de Abril ( Ponte Salzar, digo eu ).
Em tempos e quase como uma piada quando eu escrevia que havia uma nova ciência em Portugal chamada portologia, fiz as contas e cheguei à conclusão que temos um porto ou um portozinho a cada 80 kms de Costa. Nada máu.
E afirmava então que muitos dos decisores nem num cacilheiro já teriam entrado, muito menos em zonas portuárias acompanhando a especifidade de múltiplas operações !
Resumindo. Foram muito anos trabalhando e conhecendo inúmeros portos, foram muitos anos escrevendo e escutando . Por isso muito estranho a possível ou aparente ligeireza como se opina e se decide em matéria realmente complexa, por vezes apenas olhando a critérios de índole politica.
Terminado. Um blog não deve conter grandes textos. Talvez mais tarde volte ao tema que muito me entusiasma !!!
Sem comentários:
Enviar um comentário