sábado, 18 de outubro de 2014

A FOICE EM SEARA ALHEIA !

De vez em quando vem a lume a discussão sobre as aquisições dos submarinos e dos blindados Pandur.
                      
Como todos os portugueses gostam de dar opiniões e eu não fujo à regra, atrevo me a entrar neste campo minado...do material para as Forças Armadas.


Vou começar pelos submarinos.Resultado de imagem para foto de submarinos


A nossa enorme e rica ZEE tem nos submarinos uma força de fiscalização e dissuasora de incomensurável valia, representam um vector de proteção contra possíveis ameaças terroristas, ajudam a combater em ligação com outros meios, o trafego internacional de drogas e integram as frotas da NATO onde já demonstraram grande capacidade operacional e um enorme profissionalismo das tripulações.


Existe todo um historial dentro da Marinha sobre  a grande capacidade dos submarinos portugueses, com episódios que revelaram fora de portas que as tripulações sabem da matéria !


E sobre os novos submarinos muito se pode conhecer com uma passagem pelo Youtub, como eu já fiz, tendo ficado esclarecido sobre muitas das características técnicas que se podem revelar porque algumas haverá que estão resguardadas.


Quanto aos pormenores das fases negociais, nada tenho a comentar. Que se investigue.


Passemos agora para outra compra da mesma altura. As célebres viaturas blindadas de oito rodados, designadas por Pandur.
 
                                                  Resultado de imagem para foto de pandur


Foram contratadas " apenas" 260 viaturas !!
As exigências técnicas, tanto quanto se sabe, foram objeto de variadíssimos estudos, provas e ensaios, o que é normal e importante.


Agora 260 ? Isso é que me parece ser fruto de algo errado na avaliação das necessidades operacionais e sobretudo não se cuidou da situação económica do País. Sabemos que seriam para distribuir pelos 3 ramos das FA  mas afinal agora com o falhanço do negócio ficou provado que não faziam falta. O que de facto fez muita falta e mais uma vez, foi o bom senso de quem manda !


A Marinha e a Força Aérea pelas suas características de intervenção polivalente necessitam de permanente atualização dos seus meios técnicos e operacionais, formam bons profissionais, são algo de indispensável no apoio à sociedade civil em dezenas de circunstancias bem conhecidas e quanto ao Exército bom será que aumente a sua participação no apoio a tantas coisas, desde a proteção das florestas até á implementação de infraestruturas junto de populações carenciadas.


E muito mais haveria a dizer mas por aqui me fico. O espaço é curto e a paciência do visitante....tem limites !
                                                       
                                                                                 


                                                                    



Sem comentários:

Enviar um comentário