segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Os deuses andam loucos !

Definitivamente os deuses andam loucos e não conseguem evitar que os terráqueos  se comportem decentemente, valendo tudo para darem cabo deste pobre planeta e dando péssima imagem aos visitantes de longínquos mundos que de tanto assustados , não arriscam a visitas demoradas !

E já não me debruço apenas sobre os malucos  que procuram o regaço das virgens no Paraíso Celeste, algo a que eu também aspiro mas chegando lá de forma mais suave e não muito apressada !!

O clima , hoje na berlinda, parece estar em alteração preocupante com o degelo das calotes e assim elevando o nível dos mares  embora eu ainda acredite que a natureza é "useira e veseira"  em pregar enormes partidas e não me espantaria muito  se dentro de anos ou séculos, voltasse uma nova idade do gelo.

Na politica internacional, salta a imagem de um saco de gatos, de onde todos sairão com uns belos arranhões, mesmo os mais pequenos que se agacham para passar desapercebidos, não escapam.

Cá em casa, ando muito divertido com a politica que temos pois o saco não é de gatos mas de raposões que deram o braço a uns inocentes académicos e os arrastam para a arena , isto para não lhe chamar o redondel para não ofender o tal PAN que ainda não entendeu que a bicharada, sem ofensa para os bichos....está ali ao seu lado !

Eu bem me queixo que temos poucos humoristas mas cresceu a minha esperança de que agora lá de S.Bento apareça quem  muito nos faça rir, de um lado ao outro do hemiciclo ! Correndo o risco de acabarmos a chorar e com algibeiras mais vazias !

E para terminar em beleza, voltando a não abordar o tema da quase inútil guerra aérea contra  o daesh que se encontra espalhado disfarçadamente em todo o Ocidente e sempre pronto a espalhar o terror, a todos vos digo que os deuses andam mesmo loucos ! Lembram, só nos falta cair na cabeça uma garrafa de cocacola .................

sábado, 21 de novembro de 2015

2 de Julho de 2015

2 de Julho de 2015 !

Queiram fazer o favor de ler as linhas por mim publicadas neste blog, naquela data !

Não desejo modificar uma só palavra pois já então parecia adivinhar o que se aproximava desta Europa enfraquecida na sua segurança, fruto de politicas infantis e irrealistas, apadrinhadas pela politica externa  americana que parece mais apropriada para ser implementada em Marte ou ainda mais longe.

A ganancia sobre o petróleo , o desmesurado amor pela democracia que pretenderam impor para povos tribais e que estavam estabilizados mesmo que pela força, hoje vitimas de guerras fratricidas e de inqualificável violência, acabaram de colocar quase todos os europeus sob a ameaça do terrorismo indiscriminado.

Foi fácil , foi mesmo muito fácil, instalar células adormecidas de Norte a Sul, prontas a eclodir a qualquer momento e protegidas pelos muitos milhares de inocentes refugiados que procuram Paz e subsistência.

 Tenho na minha convicção que Portugal irá beneficiar de poder estar considerado como um país de recuo , ou seja melhor explicando, aqui se refugiariam quem estiver em fuga. Já assim foi com a ETA. Mas nunca fiando.....

O fracasso das "secretas", da inútil competição entre as ditas, da estúpida preocupação pela legalidade de seus meios e métodos , devem ser objecto de boas gargalhadas pelos que pensam encontrar no Céu, as tais quarenta virgens à sua espera !

Ontem em Paris, hoje em Bruxelas, amanhã onde ? A Europa a caminho de paralisar com medo e tem razão para isso. As fanfarronadas de nada servem !!!

E por aqui me fico, após um prolongado e meditativo silencio. 
Passem bem e em Paz !

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Perguntas incómodas !

Correndo o risco de me repetir volto ao assunto que domina os noticiários internacionais, posto que certamente leram o que escrevi em texto anterior a este.
Em poucas linhas , as minhas interrogações.
Rumo à Europa milhares de seres humanos arriscam a vida, fugindo. Sim, fugindo, certamente.
Da guerra na Síria, da miséria.
Mas é este o quadro para todos os milhares que chegam ?
Virão apenas da Síria ? E também  da Líbia ? E de outros países africanos ?
Como separar o trigo do joio ?
E este fluxo irá parar um dia ?
Tem a Europa capacidade ilimitada para todos acolher decentemente ?
Não irão crescer tensões sociais ?
Quais as soluções ?

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Terrorismo e Estados Unidos

Resultado de imagem para bandeira terrorista islâmicos


Durante muitos dias tenho andado profundamente revoltado com os dois atentados terroristas naquele belo País que é a Tunísia.
Mas sem esquecer a inaudita violência que assola o Iraque e a Síria, a que se junta o drama de milhares de seres humanos que saem da Costa da Líbia e procuram acolhimento na Europa.
Tudo junto tem uma ligação comum, a miséria e o extremismo islamita.
Para espanto de muitos ou mesmo de quase todos os que lerem estas linhas, confesso que vejo a culpa e a responsabilidade deste terrível panorama a cair sobre os Estados Unidos.
Não podemos ignorar ou negar o enorme sacrifício de milhares de cidadãos americanos que deram as suas vidas durante duas Grandes Guerras,  em defesa da Paz na Europa. É um facto que a História não poderá apagar.
Porem a politica dos Estados Unidos tem caminhos ínvios e que na sua enorme ansia de dominarem sobretudo as reservas de energia bem como  cegueira sobre o valor  da democracia que desejam impor a todo o custo, destruíram regimes que mantinham seguras muitas fronteiras.
Cheios de defeitos certamente mas o que daí resultou ?
O nascimento de um terrorismo que vai implantando o denominado Califado com uma violência brutal, destruindo culturas milenares e sacrificando vidas de forma jamais imaginada nos tempos modernos.
O que ganharam os Estados Unidos ? O que ganharam os Países alterados ?
Eu sempre achei que a diplomacia americana e a sua politica internacional, resultam da sua superioridade económica e militar e sobretudo de uma enorme falta de bom senso e com valores culturais ainda não consolidados por bem recentes.
Não vejo forma de evitar que no meio da chegada de milhares de emigrantes fugitivos se infiltrem membros desta nova organização terrorista. Prevejo mesmo tempos perigosos nesta Europa que ao abolir fronteiras internas num assomo de infantilismo politico, deixa que circulem os indivíduos mais preparados para atacarem os nossos pontos fracos.
E se a Grécia nos abandonar, mais desguarnecida fica aquela vertente da Europa.
Tempos perigosos e difíceis nos aguardam.
E o Islão não merece que autênticos doidos neguem o que tanto de bom tem esta Religião.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

A Grécia enfrentando a Europa !!



Como é natural toda a Europa está preocupada com os problemas causados pelo Governo Grego e que a todos vai atingindo.
Não é nada que eu não tenha imaginado já que sempre fui da opinião que meter no mesmo saco mais de uma dúzia de Países com culturas diferentes, Histórias diferentes, economias em diferentes estágios, línguas diferentes, organizações politicas diferentes e por aí fora, era um risco incomensurável.
Se é certo que uma União Económica seria um passo acertado quando se caminhou para a tal Europa Unida, o descalabro teria de aparecer no horizonte, sobretudo quando a Alemanha se tornou dona e senhora de todos os cordelinhos, impondo a sua vontade férrea aos mais fracos como é o caso da Grécia e da Península Ibérica.
A Grécia está semeando a revolta e a Europa já não será a mesma, tremendo com a possibilidade desta abandonar o Euro e estrategicamente enfraquecendo aquela zona na extremidade oriental de paz frágil, perante o avanço do islamismo extremista. 
O Reino Unido , inteligentemente sempre teve uma atitude moderada face aos diversos momentos em que a Europa foi caminhando para uma utópica Estados Unidos da Europa !
Como já fica patente e isso não é de agora, tem muitos anos, desconfio muito desta Europa sonhada por idealistas  e que me assusta estar perante uma conquista dominadora de quem não o conseguiu com o cheiro a pólvora .
Para bom entendedor...meia palavra basta !!

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Sobre o Museu de Setúbal





A propósito da recente reabertura do Museu do Convento de Jesus, em Setúbal, resolvi escrever algumas linhas sobretudo para antes do mais, homenagear o fundador do Museu, Eng. João Botelho Moniz Borba, cujo nome está assinalado numa placa logo à entrada do recuperado edifício. É pouco.
A sua dedicação , o cuidado e o saber que colocou em tão importante iniciativa ficaram bem retratados no livro cuja imagem está logo no inicio destas palavras, em boa hora editado pelo Filho, Eng. Francisco Borba.
A minha grande curiosidade reside sobretudo em saber se está salvaguardado todo o Património que  aparece descrito em pormenor no outro livro, editado em 1990 com o apoio do extinto Grupo Fernando Pedrosa.
O que agora podemos ver, exposto é certamente uma pequeníssima parte do que está guardado e talvez parte do que existiu à data da inauguração, em 1961.
As obras de recuperação do Convento sofreram muitos incidentes de percurso, mas agora parece que vão no bom caminho, para bem da cultura nacional e de Setúbal que bem merece ser conhecida por algo mais do que o bom peixe e praias maravilhosas !
Mas o visitante deve tapar os olhos quando se aproximar do belo Convento de Jesus pois o largo fronteiro foi vitima de uma transformação surrealista , agora pista de skating e com um incrível pseudo espelho de água , hoje depósito de lixo e cheiros indicadores do seu uso abusivo....  
Todos aguardamos que existam verbas, bom gosto e bom senso para dar a solução apropriada a  largo de importância fundamental e que mais  valorize o Monumento próximo.
E para finalizar, um conselho amigo, visitem o Museu !!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Mensagem quase subliminar !!!

Na verdade tenho mantido um recatado silencio pois muito do que estamos assistindo em Portugal, provoca de forma acutilante a minha vontade de bramar aos quatro ventos que na minha opinião Portugal está doente, muito doente !
Na Justiça multiplicam se os casos que revelam falta de competência, ausência de bom senso e desejo de protagonismo despropositado.
José Sócrates, Ricardo Salgado, apenas dois casos que espelham e justificam  as minhas afirmações.
Na população estamos perante o desprezo pela vida humana, assassinatos e suicídios passaram a encher os noticiários escritos e falados. Parece que caminhamos para copiar a violência de outros Países,  nomeadamente Brasil.
Assaltos, roubos , dão enorme trabalho ás Policias, felizmente com boa capacidade de resposta.
Na Economia, a vigarice campeia. São os Bancos , são as estranhas privatizações.
Na Politica, então nem é bom falar. Excesso de Deputados, regalias incríveis , nível baixo na generalidade. Partidos ansiosos por eleições e com promessas enganosas.
Finalmente, a corrupção que nos coloca em quinto lugar entre várias dezenas de Países.
Não adianta ignorar estas verdades nem imaginar que sou um arauto da desgraça. O que importa é aumentar o investimento na Educação, onde os programas incluam um volume significativo de horas dedicadas a formação cívica, não escondendo os maus exemplos que tanto afetam a imagem de  Portugal, no seu interior mas igualmente e sobretudo no exterior.
O País precisa de gerações que estudem sem complexos, os tempos em que nada disto era possível pelo menos em tão grande dimensão !!
Está clara a minha mensagem ?





domingo, 24 de maio de 2015

Portugal está diferente .....

Pois é, na minha opinião Portugal está diferente mas para pior !
Já aqui escrevi sobre o lamentável Acordo Ortográfico. Não me vou repetir mas apenas desejo reforçar a opinião que circula por todo o lado, uma verdadeira torrente de anedotas que chamam a atenção para o ridículo das alterações sem nexo da nossa bela língua portuguesa.
Todos sabemos que ao longo dos séculos, muito naturalmente, se verificam alterações de grafia, de acentuação de pronuncia, em suma  temos uma linguagem viva e sem imposições politicas ou legais.
Este Acordo é uma cretinice, mais nada !
Voltemos os olhos para o armazém pomposamente inaugurado onde se acolhe agora uma magnifica coleção de carruagens e coches.
A ideia de mudar do Picadeiro Real para lugar mais amplo e igualmente condigno, não merece reparos. Pelo contrário.
Agora quanto ao exterior, a solução merece criticas de todos os quadrantes. O interior, esse choca profundamente pois há garagens com melhor enquadramento e concepção para tão belos exemplares da nossa História.
Duvido que mesmo com o correr dos anos se venha a aceitar a solução que um arquitecto premiado acabou por nos implantar numa zona que merecia algo mais português e que é totalmente desajustado face a edifícios vizinhos !
Finalmente e para terminar, ainda procuro o meu coração que me caiu aos pés quando escutei as palavras hoje pronunciadas pela Ministra das Finanças !!
Num curto minuto atirou para os braços de António Costa, centenas, talvez milhares de pensionistas que não pensavam votar no PS !
É o que dá o excesso de honestidade em politica...
Pacientes leitores, bem vos digo a concluir,, merecemos melhores políticos !!!

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Um Acordo para o meu Desacordo !!



Eu e certamente muitos portugueses, devemos ainda procurar uma razoável e aceitável explicação para o nascimento do Acordo Ortográfico e a sua presente imposição.


As mudanças aproximam a nossa forma gramatical ao português falado no Brasil  pelos brasileiros  quando na verdade é ali que sempre apreciaram o português por nós falado. E eu sou testemunha desta afirmação.


São dezenas os exemplos das estúpidas mudanças agora decretadas por pseudo intelectuais.
Para diferenciar o facto do fato teríamos que aceitar o terno, bem brasileiro...calça, colete e casaco !!! Um anedótico exemplo .


Como dizia um nosso conhecido humorista agora a arquiteta deixou de ser arquitecta para ser quem tem tetas sobredimensionadas. Uma boa piada bem demonstrativa, uma entre dezenas que se podem criar.


Claro que daqui a umas boas dezenas de anos o nosso bom português ficará apenas na literatura antiga e contemporânea e será uma recordação dos tempos em que se aceitava naturalmente a evolução da língua mas sem  imposições quase ditatoriais.


Vou continuar a escrever tal como me foi ensinado, vou continuar a criticar o absurdo em que nos obrigam a cair e ao que parece a ser objecto de troça de todos os países onde o português tem as particularidades que naturalmente foram sofrendo sem prejuízo para o bom entendimento entre todos !


Estou certo ou estou errado ?

domingo, 10 de maio de 2015

A TAP em voo picado !!


Resultado de imagem para logo tap portugal




Terminou hoje a greve desencadeada pelo Sindicato dos Pilotos.
Vou tentar não ultrapassar  alinha da boa educação e do bom senso , tecendo os meus comentários sobre o que fomos obrigados a encarar.
Nos meus muitos anos de vida jamais imaginei que alguns  homens ex-alunos do Colégio Militar e outros, ex-Pilotos da Força Aérea, portanto formados nos princípios que colocam acima de interesses pessoais , o interesse do País no seu todo, acabaram de dar aos portugueses e a muitos estrangeiros fortes razões para quase os odiarem.
Uma greve de dez dias na aviação comercial, ultrapassa em muito o que devia ser o exercício de um direito constitucional pois revela logo um objetivo politico subjacente que em ultima instancia, condena a um futuro negro outros trabalhadores da Empresa que o Sindicato dos Pilotos diz pretender defender.
Por outro lado, os dirigentes do Sindicato e a sua Assembleia Geral ao decidirem dez dias de greve, esqueceram propositadamente o lado profundamente desumano dos efeitos de dezenas de voos suspensos sobre tantos passageiros e tantos casos gravíssimos, apenas aflorados pelas reportagens nos aeroportos.
O apetite sobre participações no capital da TAP, a pretensa preocupação sobre a forma de privatização da TAP ( quando sabemos que aqui ou no mundo, nunca ficarão desempregados) ,  a que se junta o que já detêm ou seja,salários compatíveis com as suas boas qualificações e sobre as suas enormes responsabilidade, mostram afinal que constituem no actual panorama nacional, uma classe privilegiada.
Esta incompreensível greve de dez dias , ficará como um marco histórico negativo na vida do Sindicato dos Pilotos que de comandantes se arrogaram  no direito de  ter também voz de gestores da Empresa, como escutámos em diversas ocasiões.
Finalmente para meu prazer, se voaram 70% dos aviões programados, então a divisão é patente .
E portanto, para defesa do que entendem ser os seus direitos, procurem outros caminhos e talvez deixem de ser olhados com desprezo pelos quase 14% de desempregados do País , pelos estrangeiros que eliminaram a TAP como uma das suas preferidas e por alguns milhões de portugueses conscientes dos danos causados a Portugal.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

A Economia para Tótós

A frequência da célebre Universidade de Cacilhas que as gerações mais novas desconhecem, creio que me deu as necessárias bases para enveredar pelo mundo da Economia, algo parecido como uma sociedade secreta só para os iluminados.
E depois de muitas leituras, Keynes, Krugman, Medina Carreira, Teodora Cardoso, Coveiro dos Santos, perdão Teixeira dos Santos e o novíssimo Centeno,  mais outros tantos sábios, fui preparando a minha Tese para um merecido Doutoramento !
Conversando amiudamente com o travesseiro, foi ele que me deu a ideia para o titulo.


A Economia para Totós !!!! Que aqui apresento em resumo na esperança de ser incentivado a publicar um livro pois todos os dias vejo nas montras e nas prateleiras brotarem dezenas de obras que embora abordando a economia mais parecem livros de terror quer pela linguagem codificada quer por dificultarem a compreensão do cidadão que caiu na esparrela de os adquirir.


Preparem se então.


Há muitos anos, ainda adolescente, eu ia com frequência à Mercearia do Senhor Ribeiro, de grande simpatia e muita eficiência no atendimento. E ao fim do dia eu via aquela personagem tirar o lápis da orelha, típico não é ?
Um ensebentado livro saltava da gaveta e  durante largos minutos a sua atenção estava absorvida pelo que o lápis ia escrevendo e eu sem enxergar nada.


Até que um dia ganhei coragem e fui chegando perto  Mistério desfeito mas assustado por não compreender as anotações. Eu descrevo. De alto a baixo, a folha tinha um risco bem ao meio e em cima apenas duas palavras, do lado esquerdo "Despesa" do lado direito "Haver". E números e mais números por ali abaixo, de um lado e do outro.
Ai era demais, Senhor Ribeiro o que é isso tudo ?
Meu menino é a economia , vejo o que  recebo e vejo o que gasto e nunca gasto mais do que tenho.


Foi a primeira lição de economia , aliás nunca mais a esqueci.
Anos depois fui acompanhando como se governava o País e parecia que o Senhor Ribeiro tinha ensinado boa gente, até um Chefe do Governo. Mas o meu Pai logo corrigiu, foi exatamente ao contrário !


Passaram muitos anos e  agora com muitos cabelos brancos , querem que eu acredite que se pode gastar mais do que temos. Por via das dúvidas parece que um dos públicos actores desta nova Economia foi parar a Évora onde está hospedado. E até os gregos alinharam na teoria de que pagar e morrer quanto mais tarde melhor, isto se pagarem...


Vai longa a lenga lenga Tenho de chegar aos finalmentes.
Em suma , na Economia para Totós e vale o que vale, a teoria assenta em duas colunas e será escusado de entrar em lucubrações obscuras para justificar o esvoaçar de matéria fiduciária no seu caminhar para algibeiras e os tais paraísos.


Se não concordarem , tanto pior. Vão ter de continuar a pagar a nossa fuga da bancarrota.


Que o Senhor Ribeiro descanse em Paz !!!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

24 de Abril-25 de Abri-26 de Abril

São milhares as palavras escritas e publicadas no dia 24 de Abril de cada ano, louvando os acontecimentos de 25 de Abril de 1974.
Manda a verdade que se diga ter ganho  Portugal , nesse dia,a  inteira liberdade de expressão e de pensamento.
Manda também a verdade que se diga que começaram nesse mesmo dia os graves problemas da nossa economia e que perduram até hoje.
A tal liberdade causou uma desmesurada euforia que afastou o bom senso das muitas cabeças que de um dia para o outro se viram dotadas de uma força politica que desconheciam, tal como desconheciam os meandros da estrutura administrativa do Estado.
A começar nos militares revolucionários que da politica nada sabiam, excepto  aqueles que já militavam no bem organizado partido comunista. Foram asneiras a seguir umas às outras e que culminaram em desastradas nacionalizações e purgas que destruíram irremediavelmente nos anos subsequentes,  a capacidade económica e financeira do País.
A chegada dos dinheiros que resultaram da nossa precipitada adesão à CEE acabou por minimizar tais erros mas como bem nos lembramos também criou a escola do oportunismo e da corrupção que se instalou e que delapidou milhões de Euros, em belas viaturas e faustosas residências. Curiosamente parece ter nascido por essa altura a sensação de impunidade que uma Justiça enfraquecida foi permitindo até há bem pouco.
Haveria que estabelecer publicamente a estatística dos números relativos a processos judiciais , por corrupção e similares de gente que ocupou lugares públicos, de governantes e outros. Teríamos uma pálida ideia do País de liberdade irresponsável em que nos transformámos.
No dia 26 de Abril começámos a encolher as nossas fronteiras à  custa de muitos milhares de mortos ainda não contabilizados e oferecemos a merecida independência a muitos novos países  que agora em alguns casos ,pedem a nossa ajuda e em outros casos estão sendo vitimas de outras formas de execrável colonialismo económico.
O Mundo não é perfeito, bem o sabemos mas na nossa casa temos obrigação de emendar a mão pois já cometemos muitos erros, temos um passado histórico que não podemos conspurcar, temos gente nova de muito valor já internacionalmente reconhecida e em quem deposito a esperança de um dia mais cedo do que tarde, conseguirem limpar muito do lixo que gerações recentes se encarregaram de nos colocar dentro de portas.
Não me alongo. Nas entrelinhas muito fica subentendido. Certamente !
Fui claro ?

sábado, 11 de abril de 2015

PENAS ERIÇADAS

Depois de um longo período de meditação, o vosso Doutor Mocho, acordou muito pouco resignado com o que vem acontecendo dentro e fora das nossas enfraquecidas fronteiras.

Cá em casa e apesar de por aí nos dizerem que estatisticamente diminuiriam os crimes violentos, mulheres assassinadas e até um bebé, são uma noticia quase corriqueira.
Os roubos , muitos não publicitados ou mesmo não denunciados, não param de crescer.
Os Tribunais não têm mãos a medir. As prisões rebentam pelas costuras .
A corrupção que grassa forte, origina processos mediáticos mas a teia de comprometidos é tão grande que tudo parece caminhar rumo às conhecidas prescrições. Para companhia a Sócrates em Évora há muitos candidatos mas vão escapando, vá se lá saber porquê.

Lá por fora o panorama é terrível e nós, neste antigo jardim à beira mar poluído plantado...vivemos na esperança de nada termos com  o terrível e assustador fenómeno que foi o aparecimento de um movimento islâmico fundamentalista, indubitavelmente constituído por uma maioria de loucos fanáticos  e uma minoria de inocentes úteis.Aliás que está contribuindo para destruir a boa imagem que tem e que devemos respeitar, do Islão .

Olhando de uma forma abrangente todos os conflitos que assolam o nosso mundo, sejam eles militares ou sociais, sou levado a concluir que não merecemos aquilo que nos é oferecido num planeta que com os seus defeitos, bem que valia melhor aproveitamento.

Virando de novo o nosso olhar para Portugal, o Doutor Mocho talvez pela idade que embranquece as suas penas, fica todo eriçado com o baixo nível que invadiu a coisa pública, desde o topo até à base. O esforço, a honestidade, a dedicação de uma minoria não conseguem equilibrar o panorama.

Dizia alguém em forma de desabafo....falta chá em pequenino, falta categoria Zézinho !!

Pronto, vou alisar a penugem que resta ....voltarei um dia !!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A loucuar grassa na Europa.

Tenho de escrever sobre a Grécia pois neste momento é o foco das atenções de meio mundo e sobretudo da Europa Desunida !
A tal Europa que se preocupa com a Ucrânia e que desafia a Rússia com fanfarronice, escudada na força dos EUA. Depois da Crimeia a Rússia pretende, obviamente, garantir um acesso terrestre até ali. Penso eu que assim seja.
São dois assuntos quentes e  a que se soma agora  a onda de atentados de gente que está traindo a sua Religião.
Como se pode ver, o caldeirão está fervendo.
Anda loucura no ar, desde o Médio Oriente até à América do Sul, onde a Venezuela deve estar á beira de maus momentos sociais e o Brasil tem a corrupção a rebentar por todo o lado, atingindo todos os escalões da politica. A Itália vive uma invasão da miséria que lhe chega do Norte de África com centenas de mortos pelo caminho.
Os gregos resolveram e bem , pregar um valente susto à Alemanha e à sua "hitlerzinha" que eu não suporto !!
Claro que o Governo grego deve ter consciência de que está arriscando muito mas a desumana Troika , foi ali de nariz empertigado, obrigar o povo a sofrer para lá dos limites da decência embora saibamos que naquele País, a produtividade é palavra ofensiva e os impostos são o melhor desafio para a imaginação dos cidadãos !
Como nós temos as barbas de molho e a que os gregos podem pegar fogo...toca de clamar alto e bom som de que somos os melhores cumpridores europeus e pela mão do nosso Primeiro, os mais bajuladores da tal Senhora a que apenas lhe falta o bigodinho !!
Como se pode deduzir nunca fui adepto deste saco de gatos chamada Comunidade Europeia, pelo menos neste formato, tendo defendido que do ponto de vista estratégico, devíamos ter criado laços fortíssimos  com todo mundo de língua portuguesa.
Com a Grécia e os gregos , seremos todos nós que nos vamos ver "gregos"....e espero que lá da Ucrânia não nos chegue algum cheirinho a pólvora.
Mas que Carnaval !!!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Sede do GASET da LPCC


Ora aqui vos apresentamos a fachada das futuras instalações do Grupo de Apoio de Setúbal (GASET) da Liga Portuguesa Contra o Cancro  !!

Este prédio é propriedade da Misericórdia de Setúbal e foi cedido a titulo gratuito por boa decisão do Provedor Dr Fernando Cardoso Ferreira, a quem não nos cansamos de agradecer.

Como calculam vai necessitar de algumas obras, pois sendo um edifício do inicio de 1900, foi em anos recentes,vitima de ocupação selvagem e de assaltos que vandalizaram sobretudo o 1º andar.

Entretanto estamos avançando paulatinamente na organização dos nossos Voluntários em função das dez principais valências de actuação da LPCC, nomeadamente no âmbito da psico-oncologia mas não só e estabelecendo importantes contactos com vista a futuras colaborações.

Recordo que quer em 2013 e 2014 já colaborámos  no Peditório Nacional da LPCC, sendo que conseguimos melhorar em 10% os resultados alcançados. Foram quase 50 Voluntários em 2014.

O Distrito de Setúbal foi até agora, juntamente com o Algarve, o único onde nunca existiu uma posição da LPCC, algo que agora conseguimos alterar. E grande falta se tem sentido.

Depois de instalados e organizados, desejamos que a nós se junte o Movimento Vencer e Viver, especificamente dedicado a mulheres com cancro da mama e que contará apenas com Voluntárias que já sofreram ou sofrem deste cancro.

Vou ficando por aqui fazendo votos para que a nós se juntem mais pessoas. Setúbal precisa! Setúbal merece o nosso esforço !!






quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O Estado pessoa de bem ? Duvido...


Vamos então iniciar a segunda parte da descrição de uma novela bem surrealista com uma demonstração evidente de que o Estado, ao contrário do que se propagandeia, não é pessoa de bem !
Ou pelo menos alguns dos seus principais actores assim o acabam por formatar.
Como se recordam tinham sido iniciados os trabalhos de mar e de laboratório, recolhendo nas áreas préviamente definidas toda a informação para incorporar nos EIA (Estudos de Impacte Ambiental) a apresentar posteriormente aos serviços competentes do Ministério do Ambiente.
Estes trabalhos eram realizados para lá da linha de fecho, definida na batimetria dos 20 metros de profundidade, estando garantido cientificamente que mais tarde ,em caso de recolha sistemática de inertes a partir dali nada pertubaria a Orla Costeira.
Importa explicar que de acordo com o Contrato assinado entre o Estado e a Empresa promotora do Projeto , os inertes retirados do mar poderiam ser comercializados e teriam o maior interesse para realimentação de zonas costeiras , praias e da própria deriva sedimentar.
Aqui chamo a vossa atenção para este assunto da deriva sedimentar, composta por inertes que saiam dos rios mas que a construção de muitas barragens veio limitar substancialmente e daí o agravamento dos problemas em praias e não só e que todos conhecemos.
Para melhor compreensão da inusitada posição que veio a ser assumida durante a execução dos trabalhos, pelo Ministério do Ambiente e  algumas das "sumidades" ali albergadas, vejam bem o que consta de um documento interno :
"O conjunto de estudos e trabalhos visam a revelação, dimensionamento e caraterizaçãode depósitos minerais em causa até à evidenciação da existencia de valor económico, nele se incluindo nomeadamente, trabalhos no mar com fins de investigação geofisica, hidrográfica e situação ambiental de referencia".
Ora parece a qualquer ser pensante que teria todo o interesse a conclusão destes trabalhos, bem dispendiosos como se pode calcular.
Mas assim não pensaram os distintos membros de uma CCDR, de uns assessores iluminados encaixados em gabinetes envidraçados que entenderam informar e influenciar negativamente o Ministro Francisco Nunes Correia que em 25 de Julho de 2008 decidiu não autorizar a continuação dos trabalhos !!
E foi assim que o Senhor Ministro fez tábua raza de um Contrato assumido pelo Estado mas de outro Ministério !!!!!
 E sem a minima preocupação com os beneficios que o estudo, repito, o estudo, trazia para o Estado em termos de conhecimentos muito importantes e da enorme despesa que o Promotor já tinha dispendido.
Ficam por revelar dezenas de pormenores mas o essencial aqui se contou.
Agora é o Presidente da República, é a Senhora Ministra do Ambiente, são muitos outros sábios quer insistem em  avançarmos para a exploração cientifica e económica dos nossos extensos mares.
Mas será que o Estado é mesmo pessoa de bem ??????



quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

REVELANDO A FORÇA DOS FUNDAMENTALISTA AMBIENTAIS

Quando teve lugar em Lisboa a  belíssima EXPO 98 que requalificou uma parte da zona ribeirinha e acabou por dar lugar a uma excelente área habitacional, visitei um navio oceanográfico belga onde recolhi alguma informação sobre pesquisa de inertes no mar.
Trabalhava então  numa empresa que fazia dragagens de manutenção e tambem de primeiro estabelecimento . Nomeadamente  fazia a manutenção de algumas barras do País e que sem custos parao erário publico, ia prestando um serviço impotantissimo, podendo comercializar parte das areias assim obtidas.
Recordo que na altura se estimava que Portugal consumia mais de 50 milhões de metros cubicos de areia, muita retirada de forma clandestina de rios e pinhais.
Com as informações recolhidas no navio hidrográfico belga, consegui que o Ministério da Economia da Bélgica me organizasse uma visita àquele País para aprender o que pudesse, afim de preparar um Projeto aplicável a Portugal.
O que aconteceu.
Com os elementos recolhidos, assistindo a uma demonstração prática a bordo de uma draga no Mar do Norte e a uma apresentação num importante organismo, a Unidade de Modelo Matemático do Mar do Norte, mais imensa bibliografia de muitos países europeus e EUA, e outras visitas quer à Holanda quer ao Reino Unido, fui avançando com um tranalho que eu admitia do maior interesse para Portugal.
Tratava se de estudar as possiveis reservas de inertes no nosso Dominio Maritimo e que um dia pudessem vir a ser exploradas.
Estabelecidos alguns critérios técnicos de forma a limitar eventuais perturbações na Orla, foram convidadas a participar nos trabalhos maritimos a executar, entidades altamente credenciadas da Comunidade Universitária.
Em 2.000 foi entregue ao Ministério da Economia o requerimento solicitando a necessária autorização para se iniciarem os trabalhos.
Poupo o leitor aos pormenores mas só em 2.005 chegou o Depacho que abriu a porta para que em Novembro de 2.005 fosse celebrado entre o Estado Português e a Empresa que apresentou o dito requerimento,  um " Contrato atribuindo os direitos de prospeção e pesquisa de areias, cascalhos e outros agregados marinhos no leito e subsolo do mar territorial e plataforma continental qualificados como depósitos minerais." (sic)
Foram então iniciados os trabalhos de mar. Incluiam, biologia maritima, batimetria, sismica de reflexão, recolha e análise  de amostras, modelo matemático das zonas identificadas e tudo para lá dos 20 metros de profundidade, a designada linha de fecho cujo significado técnico explicarei mais tarde.
Termina aqui a primeira parte da novela. A parte mais importante e revoltante fica para o próximo texto...esperando ter provocado a vossa curiosidade. Tem politica no caso !!!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

INEVITÁVEL !!

Claro que seria inevitável o desejo de escrever algumas linhas sobre os recentes acontecimentos de Paris.
As mortes e a manifestação.
Sobre as mortes, melhor dizendo sobre os violentos assassinatos, muito já se escreveu e falou e muitíssimo mais ainda aparecerá.
Não haverá palavras suficientes para condenar os autores de tal barbaridade, porem devemos parar para pensar sobre o que vai dentro da cabeça e das consciências de quem esteve disposto a matar e a morrer, em nome de uma Religião.
Os desenhos que causam tanto furor se por um lado revelam um humor caustico  e satírico, por outro lado e na minha opinião, atingem algumas vezes os naturais sentimentos dos seguidores do Islão, uma Religião que merece o respeito de todos tal como desejamos para o Catolicismo e outras.
Desnecessária e provocadoramente.
A liberdade que temos na Europa, tem limites éticos e isso parece andar esquecido. A liberdade exige bom senso, a liberdade exige boa educação, a liberdade exige compreensão, a liberdade não pode ofender gratuitamente, em suma, a liberdade pode ser castigada.
Uma gigantesca manifestação em Paris se tivesse só englobado apenas o povo anónimo tinha toda a justificação e representaria algo de extrema importância e vigor. No entanto quando juntou dezenas de políticos que afinal não se misturaram por naturais e compreensíveis razões de segurança, fiquei com a sensação de que o folclore estava presente !
Porque para muitos deles, haveria fortes razões para estarem com os olhos postos não em Paris mas nos seus países onde impera muito maior violência e onde naquele momento por ventura,
estariam a  ser assassinadas crianças e mulheres igualmente inocentes.
Tal como já escrevi em outro local, sou da opinião que com as Religiões todas as brincadeiras têm os limites que o bom senso e a boa educação cívica devem impor.
Mas uma vez mais, nada justifica a violência e os assassinatos.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

MOCIDADE PORTUGUESA E ANGOLA

                                                                        Resultado de imagem para foto bandeira mocidade portuguesa


Em tempos idos existiu uma organização para a juventude, designada por Mocidade Portuguesa e que tendo algum cariz politico, bastante criticável, tinha por outro lado um largo conjunto de actividades quer culturais quer desportivas que atraiam milhares de jovens.
E que após o seu encerramento por força da Revolução de 1974 que ali via apenas uma carga negativa por nada foi substituída.
Erro crasso sobretudo porque nada a substituiu com as mesmas capacidades dentro dos segmentos afastados de qualquer carga politica.
Havia desporto variado, tal como vela, remo, hipismo, voo de planador, vólei, ginástica, bem como acampamentos e tantas outras actividades culturais .
E foram milhares de jovens que usufruíram e beneficiaram, a custo zero e pese embora a voz de alguns ignorantes, a obrigatoriedade não esteve sempre presente. Eu tal testemunho.
Pois bem , esta introdução leva ao tema principal.
Em 1968, sem estar ligado à Mocidade Portuguesa , fui convidado a acompanhar numa viagem a Angola, como responsável, um grupo de dezanove jovens que tinham frequentado o um pequeno Curso de Estudos Ultramarinos e que assim recebiam um agradável prémio.
Logo aceitei com muito entusiasmo, era uma oportunidade imperdível.
A viagem até à bela Luanda bem como o regresso a Lisboa, foi feita  a bordo do paquete "Infante Dom Henrique". Era um excelente navio, com capacidade para 1.300 passageiros e que em anos recentes acabámos por perder após largos anos encostado e desprezado no Porto de Sines.


                                                       Resultado de imagem para foto do paquete infante dom henrique


Em Angola fomos muitíssimo bem recebidos e após uma curta estadia em Luanda viajámos de autocarro mais de 6.000 quilómetros até  bem ao Sul,   
Visitámos lindas cidades, Sá da Bandeira,  Nova Lisboa, Benguela, Porto Alexandre, designações de então.
E sempre em total e perfeita segurança e tranquilidade. Sem qualquer incidente, entendem o que pretendo dizer ? 
E quer acreditem quer não, assistimos a cenas de um portuguesismo fortíssimo em alguns lugares bem recônditos.
Reproduzo o que então foi escrito por mim no Jornal de Bordo, já na viagem de regresso:


"Assistia-se ao encerramento do III Curso de Dirigentes do Ensino Primário, todos naturais africanos. Cantaram  e declamaram de tudo desde o Minho ao algarve, desde a Madeira até África" .


Em suma, foi uma viagem inolvidável isto apesar das muitas saudades que ia tendo da Família que ficara em Lisboa.    Mas mereceu tal sacrifício.  
    
Certamente que na Angola dos dias de hoje  ainda haverá quem possa reconhecer o muito de bom que nós por lá deixámos pois nos tempos da guerra, de um lado e do outro, ninguém devia atirar a primeira pedra !!                                                  

sábado, 3 de janeiro de 2015

O REMÉDIO 44

Era uma vez....bom não comecem a criticar pois era sempre assim que começavam as histórias que nos contavam quando ainda criança !
Mas a história do meu personagem  é deliciosa. assustadora também porque por cima de um muro nasce um nariz gigantesco que quase tapa o Sol de Inverno aos habitantes daquela linda cidade.
O Pinóquio, porque é mesmo dele que estou escrevendo, nada de enganos, protegido pelo seu velho e rancoroso senhor que lhe gaba as ousadias e lhe exige silêncios sobre as travessuras que agora precisa de  apagar do passado, vive rogando pragas e gritando inocência.
E ainda por cima está convencido de que engana todos os que habitam no seu pequeno País.
O Pinóquio feroz andou por fora, viveu de milionários empréstimos que um dia jura pagar, acredita que consegue esconder o pelado rabinho , trama vinganças e aspira a um lugar nos braços do séquito que viveu das suas obras megalómanas.
Mas escorregou e tombou de forma bem estrondosa. Grita de dor mas por incrível que pareça, o seu disforme nariz, cresce, cresce sem parar!
Pois nem o remédio 44 consegue evitar tal doença , comprovadamente incurável.
Esta minha historieta ainda não termina aqui, o final aguarda melhores dias....