terça-feira, 2 de setembro de 2014

BRASIL

Viajar pelo Brasil é algo que recomendo vivamente !
Tive a grande sorte de o fazer sempre por razões profissionais . Muito fui aprendendo sobre tão grande País e de gentes variadas, fruto em primeiro lugar da forte atitude dos portugueses bandeirantes que lhe deram as largas fronteiras e a língua, tudo mais tarde caldeado com as diferentes  raças e culturas que ali foram aportando misturando se com os nativos.
Numa das viagens fui até à Baía.
Acompanhado de um colega brasileiro aterrámos em Salvador. Na curta estadia ainda assistimos a um Dorival Caimy, todo vestido de branco, sozinho no palco, cantando e tocando a sua bela poesia. inesquecível.
 Dali partimos de carro rumo ao interior do Estado na direção do velho Xico, o rio São Francisco, passando por Mundo Novo e Morro do Chapéu.
Chegámos a um pequeno lugarejo, abandonado mas conservado, com o seu largo, uma igreja e diversas ruas com casas de um só piso. A exploração de uma mina próxima. tinha acabado e daí o abandono bem sentido e visível.
Numa delas, a Mãe do meu colega, estava ali passando uns dias com uma empregada para proceder a limpezas e conservação. Feitos os cumprimentos e instalados, o meu colega perguntou se tinha levado fato de banho pois iriamos a um rio que passava perto. O calor era quase insuportável e  a sugestão foi  acolhida alegremente.
Chegados ao rio e quando eu logo ia entrando, ele gritou para não o fazer pois teria de atirar umas pedras para...afastar as cobras ! Não gostei...mas aguentei !
Já dentro de água, foi pedindo para eu ir mexendo as pernas porque uns peixinhos gostavam de dar dentadas. Aí desconfiei que ele estivesse gozando o português, algo que os brasileiros adoram fazer !
Porém era mesmo verdade e foi em grande velocidade que terminei um banho que afinal nem chegou a começar !!!
A "aventura" continuou mas fica para outro dia !!
Palavra do Doutor Mocho



Sem comentários:

Enviar um comentário