Vejamos.
No Porto de Lisboa existe movimento de contentores por via marítima, concentrado sobretudo no Cais de Alcântara. Serão em média 600.000 por ano o que comparativamente com outros portos estrangeiros não representa um número significativo. Claro que não nos podemos comparar a Roterdão ou até a Tanger !
Agora cresce a discussão em torno de uma possível alternativa a Alcântara .Mas as opiniões estão muito divididas entre Cova do Vapor e Barreiro querendo fazer esquecer que o Porto de Sines existe, está perto destas possíveis localizações, tem as necessárias águas profundas para navios de grandes calados e dimensões, em suma está ali já pronto a operar.
Olhemos para o Barreiro.
Tudo ali deve partir do zero e o que é mais incrível é que ninguém se pronuncia sobre o volume de dragagens de primeiro estabelecimento ( para criar os canais de acesso com profundidades adequadas) e as seguintes dragagens de manutenção periódicas.
E estas dragagens que perturbarão quer o meio ambiente quer o equilíbrio dinâmico existente, não alertaram ainda as organizações ambientalistas.
Os custos envolvidos serão astronómicos.
Quanto à Cova do Vapor, desconheço as condições técnicas locais e previstas mas lembro que as derivas sedimentares do Tejo e seus efeitos a jusante, nomeadamente na Costa da Caparica podem condicionar e muito a localização de um porto de águas profundas.
Discute se o fecho da Golada ?
E isto para não falar do intenso movimento rodoviário e da necessidade de uma via férrea. Quais os custos para isto tudo ?
Falam em investidores privados mas o Estado a nada será obrigado ?
Aqui chegados sou levado a concluir em primeiro lugar que somos um País muito rico, desprezamos a existência de um magnifico porto em Sines a poucas milhas marítimas de Lisboa, a poucos quilómetros do Barreiro e onde muito se tem investido.
Em segundo lugar, recorro ao meu "desconfiómetro " e começo a percorrer uma infindável lista de interesses nesta novela que está para durar e onde o Governo parece já andar enrolado.....
Na minha opinião de "velho macaco de rabo pelado", este é um filme ou novela como lhe desejarem chamar, já muito repetido no nosso Portugal dos anos recentes.
Disse !
Sem comentários:
Enviar um comentário